Arquitetura sem barreiras: estudantes desenvolvem projetos arquitetônicos sem custo para comunidade
Sabe aquela vontade de construir a tão sonhada casa nos mínimos detalhes, ou de buscar uma opinião capacitada para transformar um espaço do seu lar de uma forma bem criativa? Foi dessa perspectiva que nasceu o projeto do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – Emau, da Faculdade Facimp Wyden, oferecendo assistência técnica e gratuita na elaboração de projetos de habitação para a comunidade.
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientados por seus professores, recebem e atendem a população, focados nas aspirações das pessoas que sonham com um projeto arquitetônico, mas, não tem condições financeiras para contratar um profissional da área. Além disso, orientam e promovem soluções para aquelas pessoas que estão sem ideias e perspectivas criativas e ao mesmo tempo querem transformar seu espaço com segurança.
O arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facimp Wyden, Uelvis Carvalho, que acompanha os estudantes nas atividades do Escritório Modelo, explica que a assistência técnica é oferecida diretamente às pessoas que precisam de apoio. O Escritório Modelo prioriza, portanto, o atendimento a famílias com até dois salários mínimos, além de cooperativas, associações de moradores ou outros grupos organizados, como ONGs e entidades filantrópicas.
Uelvis também menciona o ganho em experiência que os alunos conquistam através do projeto. “Assim, além do impacto social desse trabalho, eles têm uma visão antecipada do mercado e entendem as necessidades da comunidade. Quando ingressarem de fato no mercado, esses alunos já estarão preparados para a rotina profissional”.
Quem tiver interesse em desenvolver o projeto, pode entrar em contato através do e-mail do Escritório Modelo (esquadro.emaud@outlook.com) ou pelas redes sociais/instagram @emau.esquadro.