Deputados Rodrigo Lago e Carlos Lula visitam Hospital Materno Infantil de Imperatriz.

Os deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB)) e Carlos Lula (PSB)  visitaram, na manhã desta sexta-feira (3), o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz. Os parlamentares foram recebidos pelo presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, e pela diretora da unidade, Tassiana Brandão, que apresentaram os serviços e a estrutura do hospital.

“O presidente da Emserh, Marcello Duailibe, revelou que o Ministério da Saúde quer copiar a experiência do parto humanizado e outras práticas desenvolvidas aqui para todo o Brasil “, disse Rodrigo Lago, que aproveitou a oportunidade para parabenizar as equipes do HRMI pelo trabalho.

O deputado Carlos Lula também enalteceu o trabalho desenvolvido na unidade. “É sempre uma alegria voltar aqui e eu sempre me emociono. Fico muito feliz de olhar que a gente caminhou junto com vocês nesse processo”, disse o parlamentar, durante visita à Casa da Gestante.

O HRMI é a maior maternidade de média e alta complexidade da região Tocantina. Tem capacidade para atender de 650 a 700 mulheres por mês. O Serviço Especializado em Obstetrícia funcionará 24 horas, todos os dias da semana, e dará suporte a cerca de 42 municípios.

Especialidades

A unidade é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Emserh. São ofertadas especialidades como obstetrícia, neonatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, neuropediatria, cardiologia, cirurgia pediátrica e anestesiologia.

Possui 238 leitos, sendo 81 de enfermaria, 14 na ala materna Covid; 40 leitos na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), 40 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 17 de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINco) e seis de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa).

O HRMI conta, ainda, com nove leitos no Centro de Parto Normal, seis na sala de preparo da parturiente, uma sala de recuperação pós-anestésica com seis leitos, outros 10 leitos de UTI materna, além de três salas cirúrgicas.