O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Arena Alegria leva diversão para a Cidade Nova, no Itaqui-Bacanga

Um sábado (16) diferente para a comunidade do bairro Cidade Nova, localizado na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís. A partir das 16h, começa a programação gratuita do Projeto Arena Alegria, iniciativa que une brincadeiras, cultura, música, lazer e inclusão social em um único local. Em sua quarta edição, o projeto criado por Cássia Melo, da Oito Projetos Criativos, conta com os patrocínios do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A ideia do Arena Alegria é estimular cada vez mais a utilização dos espaços públicos com atividades divertidas que possam unir cada vez mais as pessoas. 

“A gente optou por voltar com o Arena Alegria em três praças, em regiões onde o projeto ainda não havia acontecido. São espaços onde pretendemos estimular a ocupação pela comunidade. Nesse momento onde a preocupação dos pais é a exclusividade da tecnologia na vida das crianças, a gente deixa essa mensagem da ocupação de espaços públicos com brincadeiras, reunindo toda a comunidade com interação de forma real das pessoas, não só em redes sociais e em espaços tecnológicos. Queremos que as famílias se divirtam juntas, aproveitem essa oportunidade da melhor maneira possível”, explicou Cássia Melo, idealizadora e diretora-geral do projeto.  

Nesta edição, o Arena Alegria vai realizar três em bairros da região do Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da capital maranhense. A programação será iniciada neste sábado (16), no bairro Cidade Nova. Nos fins de semanas seguintes, as atividades do projeto serão desenvolvidas na Vila Embratel e na Vila Nova. 

Durante o projeto, será realizada, ainda, uma coleta seletiva por parte da empresa RL Serviço Geral para conscientizar as pessoas sobre o descarte correto de lixo. Todo o material recolhido será direcionado para entidades que trabalham com o reuso de materiais. 

Nesta edição, o Arena Alegria contará, ainda, com o apoio de comunidades parceiras, como a Associação Mulheres Unidas Cidade Nova e o GUME (Grupo de Mulheres Empreendedoras), da Vila Nova. 

Programação 

O Arena Alegria é um projeto para todos, onde as crianças e suas famílias poderão participar gratuitamente de várias atividades e acompanhar apresentações culturais. Nos dias dos eventos, a programação terá início às 16h e vai até às 20h, contando com uma série de gincanas e brincadeiras, auxiliadas por uma equipe que ajudará as crianças a desenvolverem suas habilidades nessas atividades coletivas. Uma das principais atrações do projeto, o palhaço mímico Gilson César vai interagir com a garotada durante todo o evento. 

Logo após as gincanas, a programação do Arena Alegria terá continuidade com a participação do mágico Viktor Aiko e a apresentação da banda Vagalume, que encerra o dia de muita diversão. A cantora Camila Reis também irá se apresentar na abertura do projeto, que ocorre no dia 16 de agosto, na Praça das Mangueiras, no bairro Cidade Nova. Vale ressaltar que o Arena Alegria terá cadeiras reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de intérprete de Libras. 

“Acreditamos que o Arena Alegria é um modelo importante para todo o Brasil, propondo e realizando projetos onde se perceba a necessidade social e contribua para essas consciências sobre a ocupação dos locais públicos, estimular famílias a brincar mais com seus filhos, além de gerar emprego e renda. Agradecemos ao patrocínio do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale nesse projeto e também os apoios da Secretaria Municipal de Cultura e das instituições ligadas às comunidades. Tenho certeza que o Arena Alegria fará dias muito animados, com energia positiva e que vão mudar o coração de muitas pessoas”, concluiu Cássia Melo. 

Todas as informações, atrações e programação da quarta edição do Arena Alegria estão disponíveis no Instagram oficial do projeto (@projetoarenaalegria). 

PROGRAMAÇÃO DO ARENA ALEGRIA

16/8 – Praça das Mangueiras (Cidade Nova) / 16h

23/8 – Praça 1° de Maio (Vila Embratel) / 16h

30/8 – Orla do Bonfim (Vila Nova) / 16h