Aprender Conectado realiza pré-qualificação de mais 363 escolas públicas no Maranhão para receber internet banda larga e kits de informática
– O Aprender Conectado selecionou 363 escolas localizadas em dois municípios do Maranhão que serão incluídas na etapa de pré-qualificação do programa, que atende instituições públicas de ensino de todo o Brasil. As escolas selecionadas receberão internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática. As visitas técnicas serão feitas nas cidades de Santa Luzia e Grajaú, sendo que 85 escolas estão em áreas indígenas e 113 em áreas de assentamentos rurais.
Na terceira fase do Aprender Conectado serão vistoriadas, ainda, 4.807 escolas das regiões Norte e Nordeste, localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Bahia, totalizando 5.170 escolas públicas no Brasil. A visita é a primeira etapa para inclusão no programa e avalia a infraestrutura da escola e as intervenções necessárias para a chegada da internet.
Os critérios de escolha levaram em conta municípios com maior número de escolas desconectadas, foram incluídas todas as escolas existentes, mesmo aquelas que não possuem energia. Também serão vistoriadas escolas que já são atendidas com algum tipo de internet para que seja verificada se a velocidade é adequada para os usos das tecnologia da informação e comunicação (TIC’s) para fins pedagógicos.
Aprender Conectado
O projeto piloto do Aprender Conectado está em fase de finalização com a instalação de infraestrutura necessária para a chegada da internet, já realizada em 94% das escolas, 167 de um total de 177 unidades. A rede interna, que possibilitará tecnologia wi-fi em todo o ambiente escolar, já foi executada em 95% das escolas, 169 de um total de 177.
A entrega dos equipamentos é a etapa final para conclusão da fase piloto que está contemplando escolas nas seguintes localidades: no Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ) e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).
Os kits de informática da fase piloto serão fornecidos pela Positivo, totalizando 6.241 equipamentos, entre projetores, telas de projeção, carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, notebooks para os professores e notebooks educacionais para os alunos.
A segunda fase do programa está em andamento por meio da vistoria de 2.316 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no Aprender Conectado e já foi realizada em 1.773 escolas. Estão incluídas 968 unidades no Amazonas, localizadas nas cidades de Manaus, Manicoré e Tabatinga. No Pará, são 1.051 unidades nas cidades de Afuá, Breves, Portel, Porto de Moz e Santarém. Na Paraíba, são 297 escolas, todas na capital, João Pessoa.
Entenda o Aprender Conectado
O Programa Aprender Conectado é composto pela Anatel, Ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras do leilão 5G faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, e conta com recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões definidos como obrigação estabelecida no Edital do 5G para as operadoras. Para definir os critérios e gerir os recursos foram criados o GAPE – Grupo de Acompanhamento de Custeio a Projetos de Conectividade, presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino. O GAPE tem a missão de estabelecer os critérios do projeto, além de fiscalizar a EACE – Entidade Administradora da Conectividade de Escolas, responsável pela execução do programa.