EMAP premia melhores práticas ambientais e de segurança no Porto do Itaqui

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) realizou, nesta quinta-feira (16), uma cerimônia de entrega dos prêmios Desempenho Ambiental e Destaque em Saúde e Segurança do Trabalho no Porto do Itaqui. Os dois reconhecimentos, que compõem o Prêmio de Desempenho Portuário, são voltados para empresas arrendatárias, operadoras portuárias e contratadas que atuam no porto público maranhense. 

“Estamos criando o Prêmio de Desempenho Portuário do Porto do Itaqui para reunir os diversos programas de reconhecimento que nossa equipe vinha desenvolvendo em diferentes setores. Tudo isso com o objetivo de reafirmar o nosso compromisso de influenciar toda a cadeia de produção e operação no cumprimento de metas e objetivos ambientais e de saúde e segurança do trabalho. Parabenizamos os vencedores e desejamos que cada vez mais empresas se juntem a nós na busca pela excelência em operação portuária”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. 

Na área de meio ambiente, o Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental chega a sua terceira edição cumprindo o objetivo de incentivar e reconhecer boas práticas ambientais na poligonal do porto. Este ano foram 12 contemplados nas quatro categorias da premiação: Arrendatárias (Granel Química, Viterra e Corredor Logística e Infraestrutura), Operador portuário (Viterra, Itaqui Geração de Energia e Granel Química), Empresas Contratadas (Edeconsil Construções e Locações, Maxtec e Klaus Makella Brandão de Oliveira) e Iniciativas sustentáveis (Consórcio Tegram e Granel Química).

As empresas inscritas foram avaliadas em uma série de critérios, dentre os quais o cumprimento dos requisitos legais ambientais, comprovação de investimentos em inovação para redução de impactos ambientais, atuação em programas de responsabilidade socioambiental, sistema de gestão, estrutura e preparação para o atendimento de emergências, incluindo recursos humanos, equipamentos e capacidade de pronta resposta. A análise dos dados apresentados foi realizada por uma comissão julgadora composta por técnicos da Gerência de Meio Ambiente da EMAP.

Saúde e Segurança do Trabalho

O Prêmio Destaque em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tem uma história um pouco mais recente e chega, este ano, a sua segunda edição. Nesta área, a cerimônia de premiação marca o resultado final de um ano inteiro de avaliações mensais realizadas no âmbito do programa que recebe o mesmo nome. 

“Mais uma vez constatamos que a melhoria contínua na saúde e segurança do trabalho do Porto do Itaqui é um compromisso não só da EMAP, mas de toda a comunidade portuária. Esse Prêmio é uma forma de celebrarmos o que vem dando certo na prevenção de acidentes e incentivo a práticas seguras, ao mesmo tempo observando oportunidades de melhoria e consolidando a cultura em SST e meio ambiente”, disse o diretor de Operações da EMAP, Jailson Luz. 

Para obter pontos no programa de Destaque em SST e chegar ao pódio, as empresas contempladas foram avaliadas em diversos critérios, dentre os quais a realização de inspeção mensal em SST, envio dos indicadores mensais preenchidos corretamente e dentro do prazo estabelecido, atendimento a plano de ação de investigação de incidentes, participação da liderança e da SESMT na reunião mensal de SST, além de boas práticas. Por outro lado, registro de incidente com lesão, plano de ação com atividades pendentes, notificação ou interdição emitida pela EMAP, ausência na reunião mensal de SST ou atraso no envio dos indicadores, são itens que subtraem da pontuação das empresas.

As empresas que se destacaram com cultura e atitudes de segurança, garantindo seu lugar no pódio do Itaqui foram: Operadoras portuárias (COPI, Suzano e Eneva), Empresas contratadas (Maxtec, Edro Engenharia e Âncora).