Giro de Noticias

Animais começam a chegar para a EXPOEMA 2023

A 63ª edição da Expoema 2023 ainda não teve início oficialmente, mas os preparativos no Parque Independência já estão em andamento. Um lote de bovinos, que participará do evento agropecuário, chegou ao espaço no último domingo, 27 de agosto. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), conduziu a fiscalização dos animais.

A equipe de fiscais da AGED realizou uma inspeção detalhada para verificar a saúde dos bovinos. A agência revisou toda a documentação sanitária, com foco especial na Guia de Trânsito Animal (GTA), um documento oficial essencial para o transporte de animais, contendo informações cruciais sobre rastreabilidade, como origem, destino, finalidade, espécie e vacinações, entre outros. Esse documento é obrigatório para atividades como criação, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e abate.

O presidente da AGED, Cauê Aragão, destacou o papel da agência na inspeção dos animais destinados para a Expoema. “O trabalho da AGED é fundamental nesse processo. A GTA nos permite um controle mais eficaz dos animais, especialmente em relação ao controle de doenças”, afirmou.

É obrigatório que os animais destinados a eventos agropecuários estejam acompanhados da GTA, um documento que pode ser emitido nos escritórios da AGED, onde os produtores têm suas propriedades cadastradas.

O presidente da ASCEM, Ricardo Ataíde, informou que o Parque Independência já está totalmente preparado para receber os animais. “Temos toda a infraestrutura pronta para os animais, incluindo alimentação, água e instalações, que foram devidamente inspecionadas pelo órgão de defesa”, assegurou.

A Expoema vai ocorrer de 3 a 10 de setembro no Parque Independência, oferecendo exposições de animais, leilões, concursos leiteiros, estandes de empresas e órgãos governamentais com serviços para a população, além de palestras, treinamentos e apresentações culturais.