Educação

Anderson Lindoso assume interinamente o comando da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está sob o comando interino de Anderson Lindoso. Ele é subsecretário da pasta e vem a assumir o posto no lugar do titular Felipe Camarão, que, por sua vez, é também vice-governador e está ocupando interinamente a cadeira de chefe do Poder Executivo do Maranhão, no Palácio dos Leões, enquanto o governador Carlos Brandão está em visita à China. Brandão integra a comitiva do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva à Ásia, sendo os chineses um dos principais parceiros comerciais do Brasil e, consequentemente, do Maranhão.

Durante a posse de Felipe Camarão, na última terça-feira (11), para o comando interino do Governo do Estado, Anderson Lindoso destacou o compromisso do governo para fortalecer a educação no Maranhão.

“Completamos 100 dias de governo, com mais de 300 obras entregues pelo governador Carlos Brandão e pelo vice-governador Felipe Camarão. Deste conjunto de realizações, diversas são obras da Educação, certificando o compromisso do Governo do Estado com a população, com a nossa juventude, com o nosso futuro, enfim, pois quando os jovens e os professores têm acesso a ambientes escolares adequados e confortáveis, estamos possibilitando um futuro melhor para o Maranhão”, ressaltou Anderson Lindoso.

Histórico

Anderson Lindoso é professor e advogado, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Direito Educacional e Direito Administrativo e é membro correspondente da Academia Imperatrizense de Letras. Iniciou a carreira na gestão pública em 2013, quando foi Coordenador de Regularização Fundiária do Município de São Luís e Superintendente de Terras Habitação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH) da Prefeitura de São Luís.

No Governo do Estado, ocupou os cargos de Assessor Especial de Apoio Institucional na Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, Subsecretário de Estado da Gestão e Previdência (Segep) e Assessor Especial de Apoio Institucional da Secretaria de Estado do Governo (Segov). Foi Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional e Secretário Adjunto de Administração da Seduc, presidente do Conselho de Administração da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão.

Em julho de 2019, Anderson Lindoso foi convidado para o cargo de secretário de Estado da Cultura, função que ocupou até março de 2022, final do mandato do ex-governador Flávio Dino. Na pasta, realizou o Natal do Maranhão 2019, 2020 e 2021, Réveillon 2020 e o Carnaval do Maranhão 2020.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o setor cultural certamente foi um dos mais afetados em escala global. Neste momento, Anderson Lindoso destacou-se nacionalmente, coordenando o projeto Conexão Cultural – editais para apresentações culturais via internet, que visava oferecer à população arte e cultura de forma on-line. O programa foi precursor no país, sendo referência para diversos outros estados, conseguindo fomentar a produção cultural local mesmo no auge da crise epidemiológica.

Lindoso também coordenou o programa Nosso Centro – recuperando o histórico prédio da Reffsa e a estrutura do Teatro João do Vale, construindo as praças dos Poetas e Antônio Vieira, entre outros logradouros no Maranhão com a implementação de projetos inovadores, como o Cores da Cidade e o Adote um Casarão.