Ana do Gás dialoga com lideranças quilombolas de Itapecuru-Mirim

Na tarde de sexta-feira (13), a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) participou do Encontro da União das Associações de Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Itapecuru-Mirim (Unicquitas). Na ocasião, ela falou sobre a importância da escuta e da construção de políticas públicas para as comunidades quilombolas.

“Sabemos que vocês estão aqui pela vontade de vencer e conseguir mais benefícios para a comunidade. Percebemos, também, o esforço imprimido para que essa unidade permaneça a ser referência para a comunidade negra e quilombola de Itapecuru”, disse a parlamentar.

O encontro tratou das demandas das comunidades de quilombo, parcerias entre Legislativo e Executivo, na esfera municipal e estadual, em prol das famílias quilombolas.

Participaram o presidente da Unicquitas (representando as lideranças quilombolas), Elias Belfort, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, a chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Antonieta Lago (representando a titular da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e o vereador Hélio Lucena, representando o Legislativo Municipal.

Unicquitas

A organização, formalizada em 2013, existe desde os anos 1950, atuando como movimento de resistência e luta quilombola no município de Itapecuru-Mirim, localizado a 90 km da capital maranhense.

O objetivo é desenvolver técnicas de apuração de informações, documentação, registro e comunicação popular capazes de se sobrepor a discursos hegemônicos e de propor atuação política autônoma, a partir da perspectiva dos povos quilombolas. Atualmente, a Unicquita representa os 70 quilombos de Itapecuru-Mirim.