AML abre processo sucessório para as Cadeiras 2 e 23

Em reunião realizada nesta quinta, a Academia Maranhense de Letras (AML) informou que será aberto oficialmente, na próxima quarta-feira, 1o de junho de 2022, o prazo de 30 dias para os candidatos interessados em realizar inscrição ao processo sucessório das cadeiras 2 e 23, que eram ocupadas, respectivamente, pelos acadêmicos Fernando Braga e Luís Phelipe Andrés.

Fernando Braga foi eleito em 2021 para suceder o acadêmico Waldemiro Viana na Cadeira 2 da Academia. Braga faleceu no dia 11 de março de 2022, antes mesmo de tomar posse, mas foi declarado oficialmente empossado por decisão unânime em sessão da AML realizada no dia 24 de março. Já o acadêmico Luís Phelipe Andrés, que ocupava a Cadeira 23, faleceu no dia 4 de dezembro de 2021. 

De acordo com o artigo 4o do Estatuto da AML, são condições de elegibilidade para membro efetivo da Academia: “I – exercer notória atividade literária ou de relevante valor cultural; II – ser maranhense ou, não o sendo, ter, no mínimo, dez anos de residência no Maranhão”. 

Para efeito de inscrição ao processo eleitoral, segundo o Regimento Interno da AML, candidatos interessados deverão enviar “carta dirigida ao Presidente [da Academia], solicitando-lhe inscrição à cadeira vaga; currículo vitae ou síntese curricular; exemplares de livros e de quaisquer trabalhos de que o candidato seja autor, coautor, colaborador, organizador, tradutor ou editor; e juntada de comprovação de residência no Maranhão há, pelo menos, dez anos, caso o candidato seja brasileiro não nascido neste Estado”.

Como são duas vagas abertas, o Regimento Interno da AML deixa claro que o candidato só poderá efetuar inscrição a uma das cadeiras. As cartas, propostas de inscrição de candidatos e respectivas comprovações de documentos e de publicações de obras deverão ser entregues, mediante protocolo de recebimento, na secretaria da Academia até as 18h do dia 30 de junho de 2022.