Alunos do SESI-MA participam de treinamento em design e engenharia de robôs
– Com resultados promissores no fim da temporada de robótica e de olho no futuro, alunos do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) já se preparam para as próximas competições. Em Imperatriz, 59 alunos integram dez equipes que recebem treinamento em áreas como Design de Robô, Projeto de Inovação e Core Valeus, categorias da temporada 2023/2024 do Torneio de Robótica First LEGO League, cujo tema será Masterpiece. A nova temporada será divulgada oficialmente no Brasil em setembro. Mas já se sabe que o foco está nas obras de arte e os participantes terão que mostrar toda sua criatividade no universo da música, cinema, teatro, dança e utilizar a tecnologia para inovar no mundo artístico.
Para garantir que os alunos continuem se destacando, o SESI Maranhão sai na frente e cria esse ambiente de aprendizado para que os alunos recebam as informações técnicas e as equipes se preparem para os desafios e torneios regionais. Foram dois dias aprendizado, estímulo das habilidades técnicas e trabalho em equipe com o formador Marcelo Firmino.
Estreante na competição, Maria Clara Lopes, fala sobre a experiência e o primeiro contato com a robótica. “Eu fui influenciada pelo meu irmão que já participou de outras temporadas. Poder integrar uma equipe era meu sonho e creio que essa capacitação vai somar e muito para meu início nas competições”.
A veterana Ana Beatriz Sampaio, integrante da equipe Robotic’s Angels, destaca a relevância da capacitação. “Poder participar desses dois dias de formação com um profissional que vive a robótica diariamente é extraordinário. Essa oportunidade é importante demais para todas as equipes, são experiências que vamos levar para vida e não somente no torneio, podendo impactar nossa sociedade e contribuir para melhorar o mundo”.
Participar de competições de robótica é uma maneira fantástica de envolver os alunos em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), estimulando o pensamento criativo, habilidades de resolução de problemas e colaboração. Além de aprender sobre design mecânico, eletrônica e programação, os alunos também adquirem habilidades valiosas em trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e comunicação.
Segundo o superintendente do SESI Maranhão, Diogo Lima, os investimentos em robótica nas salas de aula e em competições refletem o compromisso contínuo com a educação de qualidade e a promoção da excelência tecnológica. “Os alunos que participam desses treinamentos e competições têm a oportunidade de desenvolver habilidades valiosas que podem ser aplicadas em uma variedade de campos, incluindo engenharia, tecnologia, automação e muitos outros. Além disso, a experiência de participar de competições de robótica pode inspirar muitos alunos a seguir carreiras relacionadas a STEAM e a se tornarem líderes inovadores em suas áreas”, garante.
Após passar por Imperatriz, alunos das escolas SESI Bacabal e São Luís também participarão da oficina. O objetivo é não apenas competir, mas também desenvolver habilidades valiosas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas.