Alunos de Escolas Públicas de São Luís aprendem e se divertem com personagens folclóricos do Maranhão
Os finais de ano são marcados por festas, comemorações e celebrações pelo ano que passou, e por expectativas para o ciclo que virá. Nas escolas não é diferente, nos últimos dias letivos os alunos desfrutam de programação especial repleta de jogos, lanches, música e brincadeira. Esses elementos já fazem parte da rotina escolar. Porém, neste fim de ano, os alunos de algumas escolas públicas de São Luís vivenciaram uma experiência a mais, repleta de diversão e aprendizados: participaram da Oficina “Kit Cultural Bonecos do Natal Maranhense”, uma realização da Éguas Paper Toy, empresa maranhense de brinquedos de papel, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Datas comemorativas trazem consigo a função de resgatar valores culturais, históricos, são uma forma de homenagear fatos e personagens populares e contribuem para a sensibilização de alunos para a prática de atividades lúdicas como maneira de ampliar conhecimento. Neste mês de dezembro, alunos de escolas públicas ludovicenses conheceram Dan, Firmina e Jupi — personagens que representam as etnias que compõem a fundação do Maranhão: a branca, a africana e a indígena; e reforçaram o conhecimento sobre ícones natalinos como o Papai Noel, Boneco de Biscoito e Árvore de Natal. Para Nilmara Pinheiro, aluna do Educandário Manoel da Conceição, a oficina foi uma oportunidade de explorar diversas culturas. “Está sendo muito legal, porque a gente tá trabalhando com a cultura do Maranhão, a cultura brasileira e a do Natal”, afirmou a estudante.
Além de beneficiar as crianças de forma direta, o projeto “Kit Cultural Bonecos do Natal Maranhense” também beneficia indiretamente as famílias dos pequenos. Segundo a Gestora Escolar Kenia Alves, eles são importantes disseminadores da cultura. “O projeto foi muito importante para alcançarmos um dos nossos objetivos, enaltecer a cultura do estado. Eu tenho certeza que hoje os alunos vão levar bastante conhecimento para casa e pras famílias deles, porque crianças são multiplicadoras do que aprendem. Estamos muito felizes com o projeto”, finalizou.
As oficinas continuam na Casa do Papai Noel da Praça D. Pedro II, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de dezembro, a partir das 18h30. A distribuição dos kits culturais e oficinas serão gratuitas e realizadas com apoio de equipe multidisciplinar. Também haverá entrega de kits no Shopping da Criança para os visitantes agendados do local.