Alunos de Engenharia do IFMA visitam VLI em Imperatriz (MA)

Alunos do curso de Engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos práticos ao visitarem as instalações da VLI, em Imperatriz. 

A visita, que aconteceu no final de dezembro, foi parte integrante do projeto Braços Abertos Comunidade, desenvolvido pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – que busca estreitar laços com a comunidade local e, também, atividade da III Semana de Engenharia promovida pela instituição de ensino, que contou com uma palestra com os representantes da empresa: o supervisor de Locomotivas, Cláudio Reis; o estagiário da VLI, aluno do IFMA, Wanderson Freitas; Victor Leonardo, da equipe de Material Rodantes; e a Business Partner de RH, Camila Lira.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a operação da empresa e acompanharam uma apresentação institucional com informações sobre os processos da companhia, segurança ferroviária, formas de contratação e sustentabilidade. Também puderam ver de perto o trabalho de manutenção das locomotivas, que é realizado pela oficina de Imperatriz 

O projeto “Braços Abertos Comunidade” visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre a VLI e a comunidade. Na atividade voltada para a área acadêmica, busca despertar o interesse dos estudantes para as práticas e desafios reais do mercado de trabalho, proporcionando uma visão mais ampla e aplicada dos conceitos aprendidos em sala de aula. 

O presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica do IFMA, responsável pela organização da visita, Matheus Morais, destacou a importância de iniciativas como essa para a formação dos futuros engenheiros. “É fundamental que tenhamos contato direto com o mercado de trabalho para compreender como os conceitos teóricos são aplicados na prática. Vimos o fluxo de trabalho, o jeito de trabalhar com segurança e manutenção, por exemplo. A parceria com empresas como a VLI proporciona uma experiência valiosa e enriquecedora para nossa comunidade acadêmica”, afirmou o estudante. 

Sobre a VLI  

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.