.

Alumar promove Ação de cidadania em parceria com a Defensoria Pública do Estado na Zona Rural de São Luís 

Em comemoração aos 70 anos da Alcoa Foundation, a Alumar promove, em parceria com a Defensoria Pública do Estado e diversas instituições parceiras, uma grande ação de cidadania na comunidade de Coqueiro, beneficiando também os moradores de Portinho e adjacências, na Zona Rural de São Luís, nesta semana. A Carreta dos Direitos, unidade móvel da Defensoria, estará estacionada em frente à Unidade de Educação Básica (UEB) Hortência Pinto, na sexta-feira e no sábado, dias 25 e 26, com diversos serviços gratuitos para a população. 

Durante o evento, a Alumar e a Alcoa Foundation realizarão a doação de U$10 mil para a Associação de Moradores do Coqueiro, como parte de suas ações de responsabilidade social. O Consórcio tem uma forte presença na região com atividades voluntárias e levará, para a comunidade vizinha à fábrica, colaboradores voluntários que participarão da iniciativa ajudando com as ações de educação ambiental, práticas recreativas e lúdicas direcionadas para o público infanto-juvenil. 

A Defensoria Pública do Estado, a Defensoria Pública da União e o Tribunal de Justiça prestarão assistência jurídica em todas as áreas. Demandas relacionadas a divórcio, pensão alimentícia, exame de investigação de paternidade e questões relacionadas a benefícios da esfera federal como aposentadoria, Auxílio Brasil e BPC/Loas são alguns dos casos que as pessoas podem buscar a ação para resolver.

O Instituto de Identificação do Maranhão (Ident) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen-MA) realizarão os serviços de emissão de documentos como RG (1ª e 2ª via) e segunda via da certidão de nascimento/casamento de forma gratuita, mediante cadastro e recebimento de senha. Para emissão de RG, será necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento legível.

Além disso, a ação contará com a atualização de Cadastro Único (CadÚnico) pela Secretaria de Assistência Social, vários serviços de saúde prestados pela Força Estadual de Saúde a e uma equipe da Equatorial Maranhão responsável pela inclusão de cidadãos no programa Tarifa Social de Energia, repactuação de dívidas de energia elétrica e troca de lâmpadas. 

Carreta – A unidade móvel da Defensoria estadual, que integra o projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, chegou para contribuir para a ampliação do acesso à Justiça no Maranhão e para a educação em direitos aos mais vulneráveis por meio de ações itinerantes. Foi adquirida com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, por meio de um convênio firmado no fim de 2021.  A Carreta dos Direitos presta cerca de 700 atendimentos por dia em eventos como este.