Alumar comemora 39 anos de instalação em São Luís

Em 2019, o Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar,  formado pelas  empresas Alcoa, South32 e Rio Tinto, completa 39 anos de operação em São Luís. No curso da sua história, a Alumar, como um dos maiores complexos industrias de produção de alumina do mundo, tem se mostrado uma empresa  moderna e arrojada, adaptável às mudanças e condições desafiadoras apresentadas pelo mercado mundial,  com vistas a tornar suas operações cada vez mais competitivas. 
 
 “A Alumar é um marco na história da indústria do Maranhão, como o primeiro grande projeto privado a se instalar na região. A forma como tem sido gerenciada, conciliando crescimento e rentabilidade, competitividade e sustentabilidade tem nos dado uma condição de destaque, tanto nos mercados interno como internacional”, afirma o diretor da Alumar Helder Teixeira. 
 
Como parte das comemorações, a Alumar trará a Orquestra Maré do Amanhã que fará apresentações na fábrica e para a comunidade durante a semana. Estão agendados eventos na Alumar, na comunidade rural de Mangue Seco, auditório da Fiema no bairro da Cohama  e na feirinha da Benedito Leite, no centro de São Luís.
 
O Projeto Orquestra do Amanhã ensina música clássica e já se apresentou no Theatro Municipal do Rio, na Sala Cecília Meireles e na Cidades das Artes, entre outros lugares. Criada pelo carioca Carlos Eduardo Prazeres, em agosto de 2010, se destaca como um dos mais importantes projetos de transformação de vida através da música no Brasil. 
 
As iniciativas culturais por meio da Alcoa e do Instituto alcoa não param por aí. Em agosto, o Consórcio estará presente nos projetos:  Lençóis Jazz Blues Festival e o Conexão Sustentável, este último incentiva a consciência ambiental em diversas comunidades da ilha, por meio atividades culturais como cinema e peças teatrais. Para setembro, em  parceria com o Centro Cultural do Alumínio, a Alumar trará à São Luís a  Casa do Alumínio, exposição gratuita onde será construída uma casa cenográfica, destacando os materiais que compõe este espaço e que tenham na sua composição o alumínio. 
 
Ainda no mês de setembro, a “Caravana do Esporte” estacionará na ilha para  promover atividades físicas na comunidade.  Em outubro,  o Conexão Sustentável volta à São Luís  e, em novembro, fechando a programação, teremos a instalação do Festival Mundaréu, evento com atrações musicais, teatrais, brincadeiras, jogos e  exposições. Toda essa programação, de acordo com o diretor da Alumar são ações que movimentam o ambiente cultural da região e mantém  a permanente atuação artístico e popular que o Consórcio tem imprimido, desde que se instalou em São Luís. “ O nosso movimento social junto à população, tanto nas nossas operações, quanto com os nossos colaboradores, ao longo desse tempo, tem sido de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado e da nossa querida cidade. Essa é a busca constante, que se traduz na forma como conduzimos a nossa presença: com integridade,  excelência operacional e principalmente, com o olhar para as pessoas”, destacou.
 
Agenda de apresentações externas da Orquestra Maré do Amanhã:
1º de agosto – Escola Mário Martins Meireles, comunidade de Mangue Seco, às 15h
02 de agosto – Auditório da Fiema, Cohama,  às 18h
04 de agosto – Feirinha da Benedito Leite, 11h
 
 
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além das centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.