O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Além da beleza: Colágeno é bom para articulações e cartilagens 

Nos últimos anos o uso do colágeno se popularizou no Brasil em tratamentos estéticos para a obtenção de benefícios como melhor sustentação, firmeza e resistência da pele, prevenindo flacidez, rugas e linhas de expressão no rosto. Porém, os benefícios do colágeno vão muito além da parte estética.  

A farmacêutica e professora do curso de Farmácia da faculdade Pitágoras Bacabal, Luanda Santana, explica que o colágeno é indicado também para tratar problemas de saúde como a artrose, pois é uma proteína fundamental para a manutenção de vários tecidos, incluindo as cartilagens e as articulações. 

 “A artrose é uma patologia caracterizada por uma degeneração na cartilagem. O uso do colágeno hidrolisado tem uma função terapêutica positiva com um efeito protetor significativo da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor”, detalha Santana.  

De acordo com a farmacêutica é importante conversar com um especialista para quem deseja fazer essa suplementação. “A quantidade de colágeno no nosso organismo começa a diminuir entre 25 a 30 anos, nessa faixa etária já se torna indicado fazer a suplementação com a orientação do especialista”, destaca.  

Luanda explica que alguns alimentos são ricos em colágeno como as carnes vermelhas, frango e peixe, mas é preciso tomar cuidado com os que possuem gorduras saturadas. “Cuidado com excesso da carne vermelha e além das proteínas o colágeno pode ser encontrado em alimentos que contenham vitamina C, zinco, selênio que melhoram a absorção e aumento na produção do nutriente”, sinaliza. 

Confira alguns benefícios promovidos pelo consumo de colágeno:  

  • Melhora da firmeza e elasticidade da pele; 
  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos; 
  • Prevenção e tratamento da osteoporose; 
  • Prevenção do envelhecimento; 
  • Fortalecimento dos tendões e ligamentos; 
  • Melhora e controle da pressão arterial; 
  • Prevenção do aparecimento de úlceras gástricas.