Águas de Timon utiliza tecnologia de ponta para manutenção na rede de esgoto
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Nos setores da educação, medicina, vendas, entretenimento e saneamento básico há exemplos tangíveis da escala de serviços mediados pela tecnologia. A concessionária Águas de Timon, conta com mais uma ferramenta para o monitoramento das redes coletoras de esgoto que é a Câmera de Inspeção Digital Seesnake.
A tecnologia traz mais agilidade nos serviços, pois permite a visualização do interior da tubulação e registra, em tempo real, irregularidades como obstrução e até mesmo rupturas, sendo hoje uma ferramenta essencial para o novo momento da cidade que hoje segue com obras em expansão do esgotamento sanitário que hoje tem cobertura de 40% pela cidade.
Com ela, é possível detectar, por exemplo, obstruções, fissuras, rupturas, raízes crescidas, deformidades, infiltrações e ligações clandestinas que prejudicam a utilização correta da rede de esgoto. Além disso, auxilia ainda na identificação de redes não cadastradas e de poços de visitas encobertos, apontando a localização de forma precisa.
O uso desses recursos tem a finalidade de otimizar os processos e garantir eficiência na prestação dos serviços. O aparelho fornece diagnósticos precisos, sobre localização do possível trecho danificado na rede de esgoto. Com as inspeções preventivas e o uso do equipamento de filmagem, a concessionária promover o desentupimento de rede de esgoto, além de ter mais agilidade no processo. Um investimento de alta tecnologia que ajuda a oferecer uma qualidade ainda maior no serviço de esgotamento sanitário”, afirma o gerente de operações Guilherme Coeli.
Como funciona o equipamento
O equipamento possui uma câmera acoplada a uma haste semirrígida que, conectada a um módulo de controle, com monitor LCD, registra em vídeo ou fotos a parte interna das tubulações. Assim, ele consegue visualizar, em tempo real, qualquer anormalidade por dentro das redes com o auxílio de iluminação em LED do equipamento clareia o interior das tubulações e um hodômetro integrado permite calcular as distâncias percorridas.
O diretor executivo Renee Chaveiro destaca a importância de adoção de tecnologias como estas para o processo de avanço do esgotamento sanitário na cidade. “Temos o foco em implantar sempre novos processos e melhorias aliados à tecnologia que possam ser eficientes nos serviços que oferecemos, que promova excelência operacional e resultados mais rápidos” destaca.