Agroindústria maranhense, em território quilombola, conquista registro do MAPA
Especializada na extração de polpa de frutas para a comercialização, a Ecopolpas, empreendimento de famílias de agricultores do Quilombo São José dos Portugueses, no município de Cândido Mendes, se tornou a primeira agroindústria em território quilombola do Maranhão. Além de se tornar a segunda de todo o país a ser regularizada com registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Ecopolpas, administrada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José dos Portugueses (APROQSP) recebe assistência técnica da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), através do trabalho em campo desenvolvido pelo extensionista da Regional Zé Doca, Édipo, e de ações no âmbito do Programa de Associativismo.
A agroindústria trabalha principalmente com polpa de abacaxi, também produzindo polpa de acerola, goiaba e cupuaçu.
“Com o registro no MAPA, a comercialização dos produtos da Ecopolpas agora poderá ocorrer dentro da legislação de regularidade sanitária, facilitando o acesso aos mercados formais”, explicou a coordenadora de Pesquisa em Materiais, Processos e Tecnologia da Agricultura Familiar da Agerp, Margareth Mineiro.
Das 150 famílias do Quilombo São José dos Portugueses, 35 estão envolvidas diretamente na administração e produção da Ecopolpas.
No trabalho de assistência técnica e extensão rural, a Agerp atua lado a lado com os agricultores familiares “orientando quanto aos tratos culturais, aplicação de defensivos, entre outros cuidados”, explica o extensionista Édipo Carvalho.
“Na agroindústria ajudamos nas capacitações, orientações e nas documentações necessárias, para que a associação esteja apta para participar dos editais”, completou Édipo, que também é responsável pela regularidade sanitária.
A Ecopolpas recebe ainda apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) no auxílio em projetos para a obtenção de recursos para estruturação do empreendimento.