Agrobalsas 2025: agricultura regenerativa e de baixo carbono é tema de palestra
A Embrapa Meio Ambiente leva para a 21ª edição do Agrobalsas debate sobre “Agricultura regenerativa e de baixo carbono – Caminhos para a tropicalização sustentável da produção agrícola”, a ser ministrada pela chefe-geral, Paula Packer. “A região do Matopiba tem uma alta taxa de expansão agrícola e acredito que temos que olhar como que a Embrapa pode construir essa agricultura regenerativa na região, para que ela se torne realmente um diferencial no que tange à sustentabilidade”, declara.
No estande da Embrapa no evento, a Embrapa Meio Ambiente irá demonstrar o bioinsumo Auras, fruto da parceria Embrapa e empresa NOOA. O Auras é uma tecnologia de bioativo originado da Caatinga que proporciona maior segurança no ambiente de produção ao reduzir os efeitos do estresse hídrico nas plantas, possibilitando a expressão máxima do potencial das lavouras tratadas. O bioinsumo otimiza o uso da água pela planta, possibilita maior proteção do potencial produtivo e mitiga os efeitos de estresses hídricos e térmicos. Mais informações: https://www.nooabrasil.com.br/auras .
Embrapa no Agrobalsas – De 12 a 16 de maio, a Embrapa vai participar da 21ª edição do AGROBALSAS, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Este ano, o tema é “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento, realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, será na Fazenda Sol Nascente – Balsas-MA.
A Embrapa vai marcar presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação sinérgica da Embrapa Maranhão a partir da sua Unidade de Execução de Pesquisa – UEP em Balsas, a UEP Balsas, no sul do Maranhão, e mais 10 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio Norte e Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos.
O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, pela sua localização em ponto estratégico da região em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas. A presença das Unidades da Embrapa no evento será marcada por palestras técnicas, vitrine tecnológica e estande com informações sobre tecnologias e a história da Empresa na região. A coordenação é da Embrapa Maranhão.