Agricultores do sul maranhense vão ter condições de comercializar produção ao PAA

Agricultores familiares do sul maranhense tem recursos garantidos para comercialização. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), serão destinados R$ 442 mil para comprar alimentos de 68 pequenos agricultores da região.

Em evento realizado nesta quarta-feira (14), em Balsas, o Governo do Maranhão, via Sistema SAF, assinou os termos de cooperação para execução do programa nos municípios de Paraibano, Balsas, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Riachão, Loreto e Fortaleza dos Nogueiras.

Com a presença do vice-governador do estado, Carlos Brandão, a celebração das assinaturas é o ponto de partida para que os trabalhadores rurais comercializem e obtenham renda neste período da pandemia.

“A assinatura do PAA com os municípios da região sul é uma parceria entre o Governo do Estado com as Prefeituras para que a gente fortaleça a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, gere renda para os agricultores na pandemia. O governo tem feito um trabalho muito forte no combate à Covid-19, salvando vidas, ampliando leitos, construindo hospitais de campanha, e também se preocupa na geração de emprego e renda das pessoas”, destacou.

Com o PAA, tudo que os agricultores plantam já tem comercialização e destino certos, garantindo renda para o sustento das famílias do campo, e alimentos para pessoas em situação vulnerável atendidas nas redes sociassistenciais, hospitais e creches, que é para onde são encaminhadas às doações.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, este momento configura como uma ação de enfrentamento à crise instaurada pela pandemia, gerando trabalho e renda aos agricultores, assim como no combate à fome daqueles mais vulneráveis.

“Estamos assinando uma grande parceria entre o governo e os municípios, que é o PAA. Por um lado a gente gera emprego e renda para esses agricultores e agricultoras, permitindo a circulação de renda na economia local, e, ao mesmo tempo, garante comida na mesa do povo do Maranhão”, pontuou.

O município de Balsas terá o valor de R$ 65 mil para executar a proposta complementar do PAA, que irá beneficiar 10 agricultores. O prefeito Erick Augusto enfatizou que essa medida é necessária devido às condições que os agricultores enfrentam neste momento.

“Mais um benefício para a agricultura familiar da nossa região sul maranhense, falo aqui por Balsas que é uma conquista muito grande para os trabalhadores rurais. A gente só tem que agradecer pelo governo estar trazendo investimentos na época de pandemia, o que auxilia o agricultor e as pessoas que recebem os alimentos”, disse. 

Presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser afirmou a importância do PAA, que vai levar renda ao agricultor familiar.
“Nesse momento de pandemia, várias ações estão sendo executadas para levar segurança alimentar a quem vem passando fome, o PAA é uma delas”, afirmou.

PAA

O PAA é uma política de compra diretamente dos agricultores familiares, e os alimentos são doados às redes socioassistenciais dos municípios participantes. São objetivos do programa combater a fome e a pobreza e fortalecer a agricultura familiar.