‘Agosto Lilás’ mobiliza comunidade para o combate à violência contra a mulher

A Rede Amiga da Mulher e a 2ª Vara da Mulher de São Luís realizarão extensa programação comemorativa do “Agosto Lilás”, no período de 21 a 28 de agosto, no Polo do Coroadinho, um dos bairros mais populosos e carentes da capital. 

A mobilização social tem o objetivo de conscientizar a sociedade local sobre os direitos da Mulher, debater questões de gênero e informar sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006, que completou 15 anos de vigência no dia 7 de agosto, que criou os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, dentre outros mecanismos legais.    

AGOSTO LILÁS

As atividades do “Agosto Lilás” serão realizadas pelos representantes dos órgãos parceiros da Rede Amiga da Mulher, juízas de direito e servidores das 2ª Vara da Mulher e 3ª Vara da Família de São Luís e Vara da Infância e Juventude de São José de Ribamar, com ações de projetos sociais desenvolvidos pelo Poder Judiciário na comunidade. 

Estão previstas rodas de conversas, palestras para estudantes, seminários, casamento comunitário gratuito, panfletagem e momentos de oração. “Será uma semana de atividades dedicadas a mobilizar, informar e conscientizar a população para o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres”, declarou a juíza Lúcia Helena Heluy, da 2ª Vara da Mulher.

FORTALECIMENTO DA REDE AMIGA DA MULHER

A abertura da programação será realizada no domingo, 21, às 7h com passeio de bicicleta, no Sítio do Físico, que também sediará o encerramento da programação no domingo, 28. Abrindo a semana, dia 22, ocorrerá o Seminário “O Fortalecimento da Rede Amiga da Mulher nos Territórios de São Luís”, no Auditório da Unidade de Saúde do Coroadinho, e à noite, visita na Igreja Evangélica.

Na terça-feira, 23, haverá reunião com os participantes de associações e CREAS/CRAS, Às 14h. Em seguida, às 15h, Roda de Conversa com Mulheres, no Instituto “Abraçar” (Rua Olavo Bilac nº 47, Vila dos Frades) e Às 19h30, encontro na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

JUDICIÁRIO NAS ESCOLAS

Na quarta-feira, 24, as atividades recomeçam no período da tarde, às 14h, com a divulgação do Projeto “O Judiciário nas Escolas”, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude e Juizado de Violência Doméstica e Familiar de São José de Ribamar e voltado para a comunidade escolar e os conselheiros tutelares, no Auditório da Escola “Dorilene Silva”. À noite, visita à Igreja Santa Luzia.

RODAS DE CONVERSA

No dia 25, haverá reunião e Roda de Conversa e entrega de material informático para  profissionais das unidades de saúde na Unidade de Saúde do Coroadinho, às 14h. Em seguida, palestra do Projeto “Café com Elas”, no Conselho de Defesa Social e na Associação de Artesãs de Bom Jesus. À noite, encontro na Igreja Evangélica.

Na sexta-feira, 26, as atividades começam às 8h, com a abordagem e entrega de material informativo para feirantes, comerciantes e moradores, na Avenida Amália Rodrigues. Às 14h30, terá Roda de Conversa em torno da temática do “Agosto Lilás”, no Grupo Beneficente de Mães e Amigos da Vila dos Frades. 15h haverá Roda de Conversa sediada no Coletivo de Mulheres da Periferia.

CASAMENTO COMUNITÁRIO GRATUITO

No sábado, 27, as atividades terão início às 8h, com serviços, oficinas e distribuição de material educativo na Praça do Viva-Coroadinho. O encerramento das atividades do “Agosto Lilás” será no domingo, 28, às 16h, no Sítio do Físico, com a realização do Projeto “Casamento Comunitário” gratuito, desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça, para 100 casais da comunidade local. A juíza Joseane Bezerra, da 3ª Vara da Família de São Luís, presidirá a solenidade.