AGED reúne com representantes de uma agroindústria de Alto Alegre do Pindaré

Representantes de uma agroindústria da cadeia do leite e seus derivados, do município de Alto Alegre do Pindaré, estiveram na tarde desta quinta-feira (19), na sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para tratar sobre o projeto de construção de uma queijaria na cidade.

Participaram da reunião o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Marcelo Falcão; a fiscal estadual agropecuária e responsável técnica pelo setor de leite e derivados da Agência, Anna Karoline Sousa, e a médica veterinária Karolina Borges, que é responsável técnica da queijaria de Alto Alegre do Pindaré.

De acordo com o coordenador Marcelo Falcão, é muito importante a presença de uma médica veterinária nas etapas dos projetos de construção de estabelecimentos de produtos de origem animal. Além disso, o fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal é relevante para os empreendimentos ofertarem seus produtos com qualidade para a população.

“Essa participação demostra e enaltece a parceria da AGED com as prefeituras para a regularização de pequenos estabelecimentos que irão fornecer alimentos saudáveis para os municípios”, explicou Falcão.

Todo empreendimento que vai realizar registro no Serviço de Inspeção Oficial precisa apresentar o projeto ao órgão responsável, que inclui a planta da construção, infraestrutura e aplicação da metodologia de boas práticas de fabricação e higiene, conforme preconiza a legislação. 

Ao longo deste processo, é muito importante a presença do médico veterinário e a fiscalização por parte da AGED, para fins de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), como forma de garantia para obtenção da qualidade e segurança do alimento que será oferecido para o consumo da população maranhense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.