AGED realiza monitoramento em granja de aves no município de Balsas

Em atendimento ao plano de vigilância do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou, na manhã desta quarta-feira (8), a fiscalização de uma granja de aves de corte, registrada no município de Balsas. A ação faz parte do acompanhamento sanitário, de biosseguridade, manejo e orientações e medidas de prevenção à Covid-19.

A granja tem capacidade aproximada para abrigar 70 mil aves, dividida em dois galpões para 35 mil aves cada. Durante a fiscalização nenhuma irregularidade foi encontrada. Os fiscais checaram a documentação, os alojamentos e saídas de lotes aviário, controle de visitantes, manejo adotado, biossegurança, além de orientações das medidas para controle e combate à Covid-19.

O fiscal estadual agropecuário e chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED, Karlos Yuri Fernandes, informou que a medida faz parte do planejamento mensal de monitoramento de granjas registradas junto ao PESA/AGED-MA.

“Verificamos a sanidade das aves e elas estão com o crescimento excelente. Foram repassadas orientações ao proprietário sobre a emissão de Guia de Trânsito de subprodutos oriundos do manejo na granja, como a cama de aviário para quando for descartada, além de que tudo deve estar acompanhado da nota fiscal da quantidade transitada”, explicou Fernandes.

O Programa Estadual de Sanidade Avícola é regulado através da Portaria AGED nº 016/2008, cujo objetivo é promover o controle sanitário a ser realizado nos estabelecimentos avícolas, bem como impedir a introdução de enfermidades exóticas e controlar ou erradicar aquelas existentes no Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.