AGED realiza levantamento fitossanitário na cultura de cana de açúcar
A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Presidente Dutra realizou, no período de 21 a 23 de dezembro, o levantamento fitossanitário na cultura da cana de açúcar em propriedades rurais nos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Tuntum e Presidente Dutra.
O objetivo do levantamento fitossanitário é verificar a ocorrência de pragas na cultura da cana de açúcar, com foco na praga de importância econômica potencial, já presente no Brasil, que é a Ferrugem Alaranjada da Cana de Açúcar (Puccinia kuehnii). Essa praga chega a reduzir a produtividade da cultura entre 20 a 40%. Além disso, a ação também realizou o cadastro das propriedades produtoras de cana de açúcar no Estado.
A ação resultou em 11 fiscalizações e cadastramento de propriedades. Das propriedades rurais vistoriadas, 10 (dez) são de plantio da cana de açúcar para produção de cachaça. Uma propriedade fiscalizada possuía a cultura da cana para produção de álcool hidratado.
O levantamento fitossanitário é uma importe ação em Defesa Sanitária Vegetal, cujo objetivo é salvaguardar a produção agrícola dos danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas.