AGED e Suvisa realizam blitz na Grande Ilha para fiscalizar trânsito de animais, vegetais e seus produtos

Para a realização da fiscalização do trânsito agropecuário, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) utiliza como estratégia as ações de Fiscalização Móvel, por meio de blitz e volante agropecuária. Nesta sexta-feira (16), a AGED, com apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), deflagra uma blitz na Grande Ilha de São Luís para fiscalizar o trânsito de vegetais, animais e seus produtos e subprodutos.

Uma das principais vantagens deste tipo de ação é o efeito surpresa com o objetivo de coibir o trânsito ilícito e irregular dos animais, vegetais e dos seus produtos e subprodutos. Durante a blitz, os fiscais realizam a conferência dos documentos sanitários obrigatórios visando coibir fraudes, falsificações, adulterações nos documentos sanitários, impedindo a disseminação de pragas dos vegetais e doenças dos animais, além de minimizar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade, contribuindo para a melhoria de saúde da população.

O controle de trânsito deve ser realizado em todas as rotas de trânsito de vegetais, animais, seus produtos, mercadorias, equipamentos e implementos agrícolas que possam atuar como vetor de disseminação de praga ou doença. Nos últimos anos a AGED tem realizado estudo de fluxo de trânsito e em parceria com o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB/MA), como, por exemplo, a Cadeia do Mel, têm identificado locais estratégicos, de interesse para o setor produtivo, para realização de fiscalizações móveis.