Adote um Casarão: Flávio Dino entrega mais um prédio revitalizado no Centro Histórico de São Luís
Durante a entrega, o governador Flávio Dino convidou novos empreendedores a investirem no Centro Histórico. Ele destacou como exemplos de ocupação da região histórica que tiveram como foco a movimentação econômica no Centro de São Luís, a reforma do Edifício João Goulart, na Avenida Pedro II, e as obras de revitalização do antigo Centro Caixeiral e de construção da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) dedicada à gastronomia – ambas em andamento. Ainda segundo o governador, serão cerca de 20 prédios históricos revitalizados até o final do ano.
“Eu quero deixar um convite, um convite a que outras empresas invistam e acreditem como a TVN acreditou que o Centro Histórico é um sítio, é um local adequado para que os negócios funcionem bem, é assim em grandes cidades do mundo e deve ser em São Luís. Temos que compreender o Centro Histórico de São Luís como uma área viva. Todos os programas de requalificação, de restauração das regiões centrais das grandes cidades do mundo que deram certo foram apropriadas pela sociedade. A novidade que o programa Nosso Centro traz é essa ideia de múltiplos usos e, sobretudo, de atração de empresas, porque isso gera negócios associados. Uma grande empresa como a TVN se estabelecendo aqui gera oportunidades para quem trabalha, por exemplo, com alimentação, para outros negócios, pequenos comércios que giram em torno de investidores maiores. Certamente até o final do ano, nós estamos falando de aproximadamente 20 prédios históricos que serão requalificados e ocupados para múltiplos usos, usos governamentais, institucionais, usos comerciais, como nesse caso, empresariais, e também usos residenciais”, detalhou o governador.
Novas restaurações
Durante a entrega do casarão na Rua da Estrela, o governador também assinou ordens de serviço para outras duas obras de restauração: da Igreja do Desterro e da Igreja dos Remédios. O secretário de Estado da Cultura (Secma) e coordenador do programa Nosso Centro, Anderson Lindoso, falou sobre essas duas novidades.
“O governador autorizou hoje a reforma da Igreja dos Remédios, da Igreja do Desterro, para que a gente possa ocupar esses espaços importantes para a cultura local. Espaços e prédios importantes aqui do Centro de São Luís que merecem essa atenção especial. Nós vamos recuperar a fachada e reformar toda a estrutura interna para atender aos visitantes e aos turistas daqui do Maranhão”, pontuou Lindoso.