Giro de Noticias

Adolescentes da Funac são capacitados em Marcenaria

Trinta adolescentes estão sendo capacitados em oficina de marcenaria do Centro Socioeducativo de Internação Semear, em Imperatriz, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). A oficina qualifica para a fabricação, montagem e reparos de móveis em madeira e seus derivados, além da confecção de brinquedos e móveis projetados, com ênfase na promoção humana e inserção no mercado de trabalho. A atividade faz parte do eixo profissionalização, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

O curso de marcenaria acontece no turno vespertino, quatro vezes na semana, com carga horária de 4 horas e é uma atividade permanente. A metodologia da oficina adota procedimentos participativos, a categoria da mediação, com ênfase no diálogo e na contextualização, possibilitando aos adolescentes e jovens a participação ativa na construção de seu conhecimento e estimulação de talentos.

“Montamos a oficina de marcenaria para diversificar as atividades dos adolescentes na área de formação profissional tivemos uma boa aceitação dos adolescentes que estão muito dedicados no curso que acontece sob a supervisão de um oficineiro marceneiro. Já foram produzidos alguns produtos como lembranças de Natal, nichos, troféus que são utilizados em torneios esportivos dentro da unidade e brinquedos”, afirma o diretor do Semear, Rodrigo Bonfim.

Os adolescentes participam ainda de palestras com temas sobre motivação, autoestima, relações humanas, comunicação no ambiente de trabalho, saúde e segurança no trabalho, ética, cidadania, direitos trabalhistas e previdenciários, meio ambiente, mundo do trabalho, habilidade de gestão empreendedorismo.

A formação profissional específica em marcenaria constitui-se em aulas prática, ocasião em que são demonstradas a funcionalidade de cada equipamento, produção e fabricação de móveis e brinquedos. Os produtos fabricados foram apresentados na festa de encerramento de fim de ano do Centro Socioeducativo para os familiares dos adolescentes e parceiros. Também será realizado uma exposição do material em parceria com o Imperial Shopping, e alguns produtos serão comercializados.

A Funac desenvolve ações visando à articulação de parcerias institucionais, a fim de inserir os adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal. Um dos socioeducandos relata sua experiência com a profissão de marceneiro. “O curso de marcenaria foi uma experiência muito boa, eu já tinha um conhecimento sobre a área da marcenaria, só que através do curso eu adquiri mais conhecimento e me capacitei para o mercado de trabalho, vou levar essa experiência comigo. Me identifiquei muito com a área da marcenaria e eu só tenho a agradecer as pessoas da direção e da equipe técnica que me deu todo apoio necessário”, comenta um adolescente.