Adelmo Soares acompanha agenda do ex-presidente Lula em São Luís
O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) acompanhou a agenda do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em São Luís. A programação incluiu encontros com lideranças políticas, representantes de movimentos sociais organizados e trabalhadores. A visita teve como objetivo discutir o cenário político nacional.
Ao desembarcar na quarta-feira (18), Lula foi recepcionado pelo governador Flávio Dino (PSB), que ofereceu um jantar no Palácio dos Leões, com a presença de vários políticos, inclusive o deputado Adelmo Soares.
“O ex-presidente Lula é uma liderança política de extrema importância para o Brasil. É um defensor incansável da democracia brasileira e das políticas públicas que promovem a inclusão social. Esta é uma oportunidade de ouvirmos suas ideias e projetos para que o país volte aos eixos do desenvolvimento”, disse o parlamentar.
Hospital
Na quinta-feira (19), a agenda da comitiva do ex-presidente foi iniciada pelo canteiro de obras do Hospital da Ilha, em construção na Avenida São Luís Rei de França e que será a maior unidade de urgência e emergência do Maranhão, com capacidade para atender pacientes de toda a Região Metropolitana. Além disso, terá ala exclusiva para tratamento de vítimas de queimaduras. A obra foi orçada em R$ 160 milhões, oriundos de recursos estaduais.
“É mais um legado para a saúde pública que o governo estadual deixa aos maranhenses. Um hospital de ponta, que garantirá atendimento público de qualidade, gerando cerca de mil empregos. Parabenizo o governador Flávio Dino e o vice, Carlos Brandão, além da equipe da Secretaria de Estado da Saúde, por priorizarem o acesso da população aos serviços na área da saúde”, disse o deputado..
Reserva
A agenda continuou na Reserva do Itapiracó, no bairro Turu, onde houve reunião com lideranças indígenas. Na ocasião, Flávio Dino assinou o projeto de lei que propõe a criação do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas e o encaminhou à apreciação da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sônia Guajajara, entregou os títulos de ‘Guardião da Soberania Alimentar’ ao governador e de ‘Guardião dos Territórios Indígenas’ ao ex-presidente Lula.
Tamancão
A agenda foi encerrada no bairro Tamancão, onde Dino inaugurou a unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O governador apresentou a Lula o exitoso trabalhado desenvolvido pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que viablizou avanços significativos para a educação pública maranhense, a exemplo das unidades do IEMA; da Escola Integral Bilíngue do Rio Anil; Escola Vocacional; educação inclusiva para surdos; programa de intercâmbio IEMA no Mundo e do programa de alfabetização ‘Sim, Eu Posso’, método freireano executado em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), dentre outros.
Adelmo ressaltou a importância da união de forças para a discussão de novas e promissoras ideias. “Nós tivemos um dia especial ao lado de líderes gigantes, que fazem política com o objetivo de melhorar a vida da população. Pudemos apresentar um Maranhão que vem dando certo. Um estado de trabalho e de pleno desenvolvimento, feito por gente que prioriza a governabilidade responsável, como tem feito o governador. No atual cenário em que vivemos, essa é a saída para alcançarmos melhores resultados. E estar na presença do ex-presidente Lula é uma oportunidade de pautarmos ideias relevantes para um Brasil mais igualitário”, finalizou.