Ações interinstitucionais são debatidas para o fomento de produtos da abelha
Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) estiveram reunidos, esta semana, por meio de videoconferência, para tratar de ações interinstitucionais voltadas para construção e reforma de duas unidades de extração e beneficiamento de produtos de abelhas.
As duas agroindústrias familiares, uma na comunidade Solta, no município de Carolina e a outra no povoado Centro do Chicão, na cidade de Maranhãozinho, estão em processo de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), junto à AGED/MA.
Foi apresentada a proposta de utilização de recursos provenientes do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) para financiar a reforma e construção dessas agroindústrias.
Alanna Raissa, fiscal estadual agropecuária da AGED apresentou, como proposta para atender a demanda de construção de uma Unidade de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha em Maranhãozinho, o seu projeto de mestrado voltado para agroindustrialização do mel, oriundo da agricultura familiar, no Maranhão. Para a AGED, cabe as orientações para o processo de registro no Serviço de Inspeção; à Sagrima, cabe o fomento da cadeia produtiva, baseado em planejamento para o fortalecimento da produção do mel no Estado; e à AGERP, cabe a assistência técnica às comunidades de Solta e Centro do Chicão.
Além dos órgãos estaduais, os representantes da Associação Bezerra de Morais, sediada na comunidade Solta, município de Carolina, participaram da reunião e agradeceram o apoio dos entes públicos para o fomento das cadeias produtivas e da agroindústria Familiar.