O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Ações do programa saúde na praça são levadas para as cidade de Timbiras e Afonso Cunha

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue levando ações de saúde para os municípios maranhenses através dos serviços realizados no Programa Saúde na Praça. Nos últimos dias, foram beneficiadas com as ações as cidades de Timbiras e Afonso Cunha. Na oportunidade, foram oferecidos os serviços de consulta no ambulatório cirúrgico oftalmológico para triagem de cirurgias de catarata e pterígio.               

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Programa Saúde na Praça tem sido responsável pela diminuição da demanda reprimida, causada pela pandemia da Covid-19. “Estamos levando saúde aos municípios, para que a população tenha acesso com mais facilidade a esses serviços. Esse é mais um esforço do Governo do Maranhão para diminuir a demanda reprimida por procedimentos, acentuada durante a pandemia do novo coronavírus”, destacou o secretário Carlos Lula.  

No município de Timbiras, as ações do Programa Saúde na Praça aconteceram nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Hospital Regional de Timbiras, onde foram realizados os serviços de consulta no ambulatório cirúrgico oftalmológico para triagem de cirurgias de catarata e pterígio. Pacientes com indicação cirúrgica realizaram o procedimento no mesmo dia na unidade. 

Na cidade de Afonso Cunha, os serviços foram oferecidos nos dias 6 e 7, na Escola Raimunda de Sousa Lima, onde também foram ofertadas consultas no ambulatório cirúrgico oftalmológico para triagem de cirurgias de catarata e pterígio. Os procedimentos aconteceram no Hospital Municipal Antônio de Pinho Borges. A ação resultou em 1.867 atendimentos durante os dois dias. 

Já foram promovidas cerca de 30 edições do Programa Saúde na Praça na capital e interior do estado desde agosto deste ano, totalizando mais de 88.500 atendimentos. As próximas edições do programa acontecem nas cidades de São Luís, Timon e Carutapera.  

Programação

Em São Luís, as ações acontecem nesta sexta-feira (10), no bairro do Anil, Praça do Coreto, com atendimentos de aferição de pressão e glicemia, ambulatório clínico (pediatria, clínica geral, cardiologia e ginecologia), testes rápidos (hepatite, sífilis e HIV/Aids), vacinação, nutrição, preventivos e saúde bucal.  

Em Timon, acontece o mutirão oftalmológico, desta quinta-feira (9) até o dia 12 de dezembro, no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco. Já em Carutapera, os atendimentos oftalmológicos também serão oferecidos nesta sexta (10), na quadra Poliesportiva da UE Rural de 1º Grau Doralice Dourado.