Ações do Programa Mais Cirurgias beneficiam crianças no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue dando continuidade às ações do Programa Mais Cirurgias, cujo objetivo é dar celeridade à realização de procedimentos cirúrgicos eletivos. Nesta terça-feira (14), os procedimentos foram realizados no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, beneficiando crianças de 0 a 14 anos que já estavam aguardando por essas cirurgias. 

“Estamos realizando os procedimentos um pouco mais complexos, como hérnias inguinais e umbilicais, com o objetivo de zerar essa demanda. As ações acontecem em paralelo ao nosso mapa cirúrgico, pois não paramos de realizar nossas atividades normais, apenas acrescentamos as ações do Programa Mais Cirurgias”, explicou a diretora administrativa do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Andrea Dutra.

Os pais das crianças que realizaram os procedimentos nesta terça ressaltaram a felicidade em poder ver seus filhos voltando a ter uma vida sem dores. “Meu filho estava na espera, mas graças a essa ação não demorou muito. Ele teve várias crises e sentiu muitas dores por conta de uma hérnia do lado direito. E hoje, graças a Deus, ele vai fazer o procedimento, para finalmente poder voltar a jogar bola, atividade que ele já não consegue fazer por conta das dores”, disse a dona de casa Heline da Silva Melo, mãe do Cauã Gabriel, de 11 anos. 

A dona de casa Vanessa Carlos da Conceição, de 25 anos, é moradora da cidade de Imperatriz e acompanhou o filho Cauã, de dois anos. “Ele está realizando um procedimento para a retirada de uma hérnia inguinal. Essa ação ajuda muito as mães e pais que não têm condições de pagar pelo procedimento na rede particular”, disse.  

Esta é a segunda etapa da ação do Programa Mais Cirurgias na unidade. No início do ano, a primeira etapa promoveu cirurgias de Postectomia, que consiste no processo de circuncisão, que é a remoção do prepúcio do órgão sexual masculino; de Frenectomia Lingual que é a retirada do frênulo, também conhecido como “freio”, localizado abaixo do lábio superior; e tratamento cirúrgico de Polidactilia, que é a reparação e retirada de dedos extras que não possuem ossos, e a troca da Sonda de Gastrostomia (GTT). 

Para dar vazão aos procedimentos eletivos infantis que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, Governo do Estado também firmou um contrato com o Hospital São Domingos (HSD), para a realização de consultas especializadas e cirurgias pediátricas direcionadas aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).