Ações do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora iniciarão em julho
Com o III Ciclo do Cidade Empreendedora, lançado nesta terça-feira (20) pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Maranhão, mais de 60% das cidades maranhenses já foram ou serão beneficiadas com o Programa. Nos municípios que fizeram parte do Ciclo I e II, o Cidade Empreendedora contribuiu significativamente para a estruturação de um ambiente favorável aos pequenos negócios.
As capacitações acontecem por meio de parcerias estratégicas entre Sebrae, Governo do Estado e Prefeituras que, a partir de agora, irão somar esforços para a entrega de consultorias e ações personalizadas para impulsionar a economia, a geração de empregos e renda, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios que fazem parte deste ciclo.
Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão.
Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de empresas, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.
No Maranhão a redução do tempo de abertura de empresas foi de 65%. “A parceria com cada município tem revelado um sucesso muito grande. Hoje temos cidades mais desburocratizadas e com oferta de emprego muito maior, com demonstração da mudança das pessoas que passaram a pensar de forma empreendedora. Essas alianças, como a firmada com o Governo do Estado e prefeituras, vão proporcionar qualidade de vida para todos que estão nos municípios que aderem ao Cidade Empreendedora”, ressaltou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.
Durante o lançamento do III Ciclo do Cidade Empreendedora, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância do programa para os 70 municípios que agora aderem ao Cidade Empreendedora. “Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado, a Famem e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador destacando que a meta é chegar aos demais 94 municípios até o final do ano.
O lançamento lotou o auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Negócios e Eventos e contou com a presença do presidente do Conselho Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo. “Já foram dois ciclos com resultados muito expressivos. O último, com 53 municípios atendidos por meio dessa parceria existe com o Governo. Hoje, a renovação desta parceria representa um grande esforço e investimento conjunto Sebrae, Governo do Maranhão e prefeituras”, destacou Celso Gonçalo.
Germano Coelho, prefeito de Loreto e diretor jurídico da Famem, que representou o órgão no evento, falou sobre a importância de se trabalhar e fortalecer a cada município e, ainda, de ter serviços e produtos do Sebrae. “A cidade de Loreto possui a Sala do Empreendedor e a partir dela diversas micro e pequenas empresas foram abertas em nosso município e junto com o Cidade Empreendedora aproximará ainda as nossas cidades do desenvolvimento. Esse é o objetivo, fortalecer a economia local e desenvolver o empreendedorismo. Por isso temos que estreitar as parcerias e valorizar os projetos municipalistas, como o Cidade Empreendedora,”, pontuou o prefeito.
O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, ressaltou a importância dessa adesão. “Com certeza o projeto virá agregar novas soluções para nossos empresários locais em São Benedito do Rio Preto. Nosso objetivo é fazer crescer e movimentar a nossa economia e só temos que agradecer essa parceria com o Sebrae e Governo do Estado”, pontuou.
Já o prefeito de Cidelândia, Fernando Teixeira, assegura que as ações do programa Cidade Empreendedora trarão resultados positivos para o município. “A gente espera ampliar o empreendedorismo no nosso município, gerando emprego, renda, fortalecendo a nossa economia”, comentou.