Ações da Secretaria de Saúde para conter o avanço da Covid-19 em Santa Inês

Uma das principais preocupações da Secretaria de Saúde de Santa Inês é em conter o número de casos da Covid-19 no município. O monitoramento dos casos segue diariamente e de maneira intensa. Por isso atualizou o Plano Contingencial do munícipio, incluindo também o plano de vacinação.

Estruturalmente, o atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde e também no Hospital Tomaz Martins, que atualmente conta com 11 leitos no setor COVID, que em caso de necessidade, podem ser transformados em UTI com a utilização dos respiradores já disponíveis.

Até o momento, a Secretaria de Saúde tem conseguindo controlar o número de internações com o trabalho preventivo. Trabalho esse que deve ser intensificado a partir de agora em decorrência do aumento no número de casos positivo no município em todo o Maranhão.

Seguindo recomendações do Governo do Estado, por meio do Decreto n. 36.462, de 22 de janeiro de 2021, que suspende as festividades como medida de prevenção, Prefeitura de Santa Inês emitiu nesta segunda-feira, 24, Decreto Nº 5 que dispõe sobre o cancelamento das festividades em caráter de urgência. O Decreto de Santa Inês também considera mais dois decretos anteriores do Governo do Estado e ainda a Recomendação do Ministério Público Nº 12021, que indica aos prefeitos maranhenses a suspensão de todo evento que possa causar aglomeração.

DECRETO N. 05/2021 DE 25 DE JANEIRO DE 2021

O distanciamento social ainda é a melhor forma de prevenir a proliferação da Covid-19. Com base nos casos suspeitos em todo o Maranhão, a projeção que se faz é que pode haver um pico da doença nos próximos 14 dias. Período em que os cuidados devem ser redobrados. Use sempre máscara, higiene suas mãos com álcool frequentemente e, quando for obrigado a sair de casa, mantenha o distanciamento social.