Ações da Economia Solidária fortalecem agricultura familiar em Paulino Neves
As ações do Governo do Estado seguem avançando em todas as regiões. O programa Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário impulsiona cadeias produtivas para que pequenos produtores possam gerar renda. Além da realização de feiras e formações com base nos princípios econômicos solidários, o programa desenvolvido pela Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres) também realiza um trabalho de acompanhamento com beneficiários do programa.
Em Paulino Neves, no povoado São Domingos, as ações da economia solidária fortalecem agricultores e agricultoras.
A agricultora Eliene Dias é uma das beneficiadas pelo programa e conta que após receberem capacitações, puderam aprimorar seus conhecimentos para que pudessem gerar renda. “Esse trabalho de acompanhamento é muito importante. Hoje a gente consegue produzir nosso próprio sustento, vendê-los e termos nossa renda garantida”, afirmou.
No local, há produções no ramo da piscicultura, horta e hortifruti. “Essa já é a nossa terceira safra. Daqui, já conseguimos produzir cerca de 2 toneladas em produtos totalmente orgânicos”, acrescentou a agricultora.
O secretário do Trabalho Jowberth Alves ressalta a autonomia criada pelos empreendimentos econômicos solidários para geração de renda e sustento. “Não se trata apenas de uma visita in loco, mas de podermos ver as ações do Governo Flávio Dino transformando a realidade das famílias maranhenses. É gratificante observamos resultados concretos, mostrando que eles podem gerar sua renda e dali também retirar seu próprio sustento”, afirmou o gestor.
Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário
Com o projeto, o Governo do Estado, por meio da Setres, está fazendo a inserção produtiva das populações que se encontram em situação de extrema pobreza no Maranhão. As ações são realizadas através do fortalecimento de pequenos empreendimentos com viés econômico-solidário, em várias regiões do estado. Desta forma, a gestão estadual implementa ações estratégicas de desenvolvimento da gestão, produção, comercialização e consumo nos empreendimentos, a partir das potencialidades econômicas de cada localidade.
Por meio da iniciativa, centenas de pessoas estão sendo beneficiadas com capacitação, assessoria técnica e consultoria para autogestão e formalização de seus empreendimentos. Os pequenos produtores recebem, ainda, materiais de insumo, equipamentos e qualificação para melhorar a qualidade de seus produtos, agregar valor e ampliar a produção.