“Acho essencial esse tipo de iniciativa”, diz bailarina sobre a 16ª Semana Maranhense de Dança

Dançar é a arte de movimentar o corpo em certo ritmo e, também, uma forma única de expressão que envolve as pessoas. Embalado por essa animação proporcionada pela dança é que o Governo do Estado segue, até quarta-feira (30), com a programação da 16ª Semana Maranhense de Dança. A abertura foi na segunda-feira (21). 

“Acho essencial esse tipo de iniciativa que propicia para a população espetáculos gratuitos. É a arte sendo divulgada. Então, para a gente que é dançarino é fundamental. É o momento que a gente espera o ano inteiro para que possamos mostrar nossos trabalhos. E é muito bom que o governo esteja fazendo isso”, afirmou a bailarina Perla Alves.  

As pessoas que prestigiarem o evento poderão participar das oficinas, assistir aos espetáculos e, também, as mostras de dança, além de fazer cursos. 

Na sexta-feira (25), ocorreu oficinas de dança moderna, de afrodance, de imersão ao jazz-funk. Tiveram ainda as mostras de dança e apresentações. Os espetáculos seguem com uma vasta programação.

Até o final do evento terá, ainda, oficina de elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas, danças guineanas, batalha de danças urbanas, mostra coreográfica, apresentações das companhias e grupos de dança, solenidade de premiação, performances de danças, exibições de espetáculos, rodas de conversa e outras atividades.   

“São muitas atividades e vamos até o dia 30. A Semana vem com esse propósito de representatividade e dando espaço para as manifestações culturais tomarem conta da Semana Maranhense de Dança”, pontuou o coordenador da Semana Maranhense de Dança, Samuel Viegas.

O bailarino Gilvan dos Santos disse que a Semana de Dança é a oportunidade de mostrar ao público o resultado de muito esforço e dedicação. “A gente como artista precisa desse espaço para poder desenvolver nossa arte, e esse incentivo do governo é fundamental pra termos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, nem que seja uma vez no ano. A gente vem se dedicando, treinando, estudando o ano inteiro e a Semana Maranhense de Dança é o local onde podemos mostrar todo esse esforço”, contou.

O estudante Luís Henrique falou sobre suas expectativas com os dias de evento. “Espero que seja muito diversa, cheia de espetáculos, de mostras de dança, de arte, de cultura. Espero que seja muito legal mesmo, pois a gemente precisa”, disse Luís.

Os espetáculos acontecem no Teatro Arthur Azevedo e em outros espaços como o Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, no Centro Cultural Vale Maranhão, Casa das Pretas (Coroadinho). Para saber da programação completa basta ir ao Instagram @semanadedanca2022. Lá, as pessoas têm acesso à programação do primeiro ao último dia de evento, bem como saber em que locais acontecem.

Parceria

O evento, que tem como tema “Brasilidades Maranhenses”, é resultado de parceria entre a Gestus Produções Culturais e a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.