Ação visa obrigar bancos a fazerem testes em bancários

O SEEB-MA ajuizou ação coletiva na Justiça do Trabalho a fim de obrigar os bancos a realizarem exames periódicos para diagnóstico da Covid-19 em todos os bancários no Maranhão. Os testes deverão ser realizados a cada 21 dias, à custa das instituições financeiras, enquanto vigorarem os decretos de isolamento social no Estado. O objetivo da medida é resguardar a saúde da categoria e da população, uma vez que os órgãos de saúde pública só testam pessoas com sintomas graves da doença.
Desse modo, os bancários assintomáticos podem, involuntariamente, acabar propagando ainda mais o vírus, caso a testagem em massa não seja realizada pelos bancos. Vale ressaltar que, no Maranhão, centenas de bancários já foram infectados pela Covid-19 e, no Brasil, 12 (doze) já morreram vítimas da doença. Nenhum dos mortos fazia parte do grupo de risco e foram infectados enquanto trabalhavam nas agências.
“Esperamos que a Justiça obrigue as instituições financeiras a realizarem os testes periódicos, diminuindo, assim, o risco de contágio pelo coronavírus e, sobretudo, evitando óbitos, ainda mais, aqui no Estado, onde há uma verdadeira corrida aos bancos, devido ao pagamento do auxílio emergencial” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.
Para o dirigente, os bancos deveriam seguir o exemplo de outras empresas, que realizaram a testagem de seus empregados voluntariamente, mesmo não possuindo a alta lucratividade do setor financeiro. “Do que adianta anunciar na mídia grandes doações para área da saúde, se os bancos têm deixado seus empregados sob grande risco de morte, sem a devida proteção e testagem? Isso é um descaso com a categoria e com a população, que deve ser combatido pela Justiça. O pleito do Sindicato não é um capricho, mas uma necessidade, que – sem dúvidas – barrará o avanço da Covid-19 e salvará vidas” – finalizou Eloy.