O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Ação social “Te alui, mulher” leva serviços de atendimentos gratuitos para mulheres no bairro Anjo da Guarda, em São Luís 

Acontece neste sábado (27), de 8h às 12h, a ação social “Te alui, mulher”, uma ação social articulada pela 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, e parceiros, voltada para as mulheres da região do bairro Anjo da Guarda, em São Luís. A iniciativa faz parte da formação oferecida pelo RenovaBR, uma escola de formação política que tem o diálogo e a defesa da democracia como principais pilares.

O “Te alui, mulher” é uma ação de impacto social que será realizada em uma região de grande adensamento populacional. As atividades, que buscam facilitar o acesso a direitos e o exercício pleno da cidadania às mulheres, acontecerão na UEB Ministro Carlos Madeira, localizada na rua Nicarágua, S/N, bairro Anjo da Guarda, em São Luís.

Dentre os serviços oferecidos estão o atendimento jurídico integral e gratuito, oficina de currículos e cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), roda de conversa do projeto da DPE/MA “Eu & Ela: repensando o gênero”, orientação da Patrulha Maria da Penha, serviços de saúde e assistência social, atualização do Tarifa Social Baixa Renda e troca de lâmpadas. O cronograma também conta com Espaço Brincar, oficina de reaproveitamento de alimentos, programa de educação ambiental e muito mais.

São parceiros da ação o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e do Trabalho e Economia Solidária, Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), Equatorial Energia, Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social e de Saúde, Sine, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Vale e Ouvidoria da DPE/MA.

RenovaBR

O projeto “Te alui, mulher”, idealizado pela 1ª subdefensora Cristiane Marques e aluna do RenovaBr, faz parte do Dia de Renovar, que nasceu durante o ciclo de formação inicial da turma de 2019-2020 do RenovaBR como uma forma de iniciar a renovação do país antes mesmo das eleições. A ideia é gerar mudanças positivas na realidade local e, ao mesmo tempo, permitir que as iniciativas participantes se destaquem como relevantes em suas cidades.