Ação social “Te alui, mulher” leva serviços de atendimentos gratuitos para mulheres no bairro Anjo da Guarda, em São Luís
Acontece neste sábado (27), de 8h às 12h, a ação social “Te alui, mulher”, uma ação social articulada pela 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, e parceiros, voltada para as mulheres da região do bairro Anjo da Guarda, em São Luís. A iniciativa faz parte da formação oferecida pelo RenovaBR, uma escola de formação política que tem o diálogo e a defesa da democracia como principais pilares.
O “Te alui, mulher” é uma ação de impacto social que será realizada em uma região de grande adensamento populacional. As atividades, que buscam facilitar o acesso a direitos e o exercício pleno da cidadania às mulheres, acontecerão na UEB Ministro Carlos Madeira, localizada na rua Nicarágua, S/N, bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
Dentre os serviços oferecidos estão o atendimento jurídico integral e gratuito, oficina de currículos e cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), roda de conversa do projeto da DPE/MA “Eu & Ela: repensando o gênero”, orientação da Patrulha Maria da Penha, serviços de saúde e assistência social, atualização do Tarifa Social Baixa Renda e troca de lâmpadas. O cronograma também conta com Espaço Brincar, oficina de reaproveitamento de alimentos, programa de educação ambiental e muito mais.
São parceiros da ação o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e do Trabalho e Economia Solidária, Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), Equatorial Energia, Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social e de Saúde, Sine, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Vale e Ouvidoria da DPE/MA.
RenovaBR
O projeto “Te alui, mulher”, idealizado pela 1ª subdefensora Cristiane Marques e aluna do RenovaBr, faz parte do Dia de Renovar, que nasceu durante o ciclo de formação inicial da turma de 2019-2020 do RenovaBR como uma forma de iniciar a renovação do país antes mesmo das eleições. A ideia é gerar mudanças positivas na realidade local e, ao mesmo tempo, permitir que as iniciativas participantes se destaquem como relevantes em suas cidades.