Ação em alusão ao Janeiro Branco é realizada em Panaquatira

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da SEMUS, Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação em alusão ao Janeiro Branco, nesta sexta-feira (22), em Panaquatira. O evento foi realizado em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro e contou com a participação ativa da comunidade.

Janeiro Branco é uma campanha que leva as pessoas a refletirem sobre os cuidados com a saúde mental.  A ação da SEMUS colocou em evidência a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera um impacto na sociedade, principalmente com o agravo da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o psicólogo do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial II, de São José de Ribamar, Hamilton Barbosa, este tema nem sempre é tratado, porque as pessoas visam mais a saúde física e a estética, esquecendo de cuidar da mente.  “Janeiro é o mês em que começa um novo ciclo, como uma folha em branco. Por isso, buscamos incentivar a comunidade para que ela desenvolva a cultura de cuidar da saúde mental”, destacou.

João de Sá, morador do Itapary, sempre participa das atividades realizadas pela Unidade Básica de Saúde de Panaquatira. No auge dos 70 anos de idade, destaca que cuidar da mente é importante para ter longevidade.

“Gosto de participar das ações na comunidade e o Janeiro Branco permite que todos reflitam sobre a saúde mental. Essas ações são importantes, porque mostram que a comunidade tem valor e precisa se prevenir de transtornos que podem afetar a mente, já que estamos passando por um momento complicado”, contou.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Regiane Mendonça, a ação foi uma grande inciativa da prefeitura, porque trata com a comunidade de um tema delicado, que ainda é tabu em muitos lugares.

“O ano de 2020 foi muito complicado por causa de todas as dificuldades que a pandemia trouxe. Então, nada melhor que começar o ano incentivando as pessoas a cuidarem de si, principalmente da saúde emocional. Esta é uma forma de cuidar da nossa gente e mostrar que cada cidadão ribamarense tem valor”, ressaltou.

Além de palestras sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, os moradores fizeram atividades físicas, exercícios de relaxamento mental e participaram de um café da manhã rico em frutas, onde aprenderam que a alimentação saudável também é uma forma de prevenir o adoecimento mental.