O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

Ação dedicada ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é realizada na Cidade Olímpica

Neste domingo (17), em alusão ao Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com órgãos e instituições da campanha SOS Vida Pela Paz no Trânsito, promoveram atividades educativas e caminhada, no bairro Cidade Olímpica, em São Luís (MA). Na ocasião, cruzes foram fixadas como símbolo das vítimas.

A coordenadora de Projetos de Avaliação em Saúde no Trânsito (Coordpast), da SES, Swanny Leite, destacou a relevância da iniciativa. “A SES integra o Comitê Vida no Trânsito e, por meio de parcerias, desenvolve ações educativas e de conscientização, buscando salvar vidas e promover a paz no trânsito”, afirmou.

Presente na ação, o presidente da ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito, Lourival da Cunha, alertou condutores e pedestres sobre os dados de morte no trânsito no estado, e para o respeito às leis de trânsito. “Em 2023, foram registradas 1.489 mortes no trânsito. Educação e respeito no trânsito são essenciais para evitar novas tragédias”, pontuou.

O presidente do Clube de Motociclistas de São Luís, Jonas Pinheiro, ressaltou o papel dos motociclistas na redução de acidentes. “A maioria dos motociclistas segue as regras, mas precisamos conscientizar os jovens para evitar comportamentos imprudentes”, alertou.

Na ação, o fundador do projeto “Educar para Humanizar o Trânsito”, William Júnior, compartilhou um relato pessoal. Ele sofreu um acidente grave por imprudência e, desde então, dedica-se a sensibilizar a população. “Meu objetivo é evitar que outros passem pelo que eu passei, além de ajudar a valorizar a vida no trânsito”, disse.

Além de reafirmar o compromisso de promover a paz e salvar vidas por meio da educação e da conscientização coletiva, o evento reforçou a importância de atitudes responsáveis e do respeito às regras de trânsito para reduzir os índices de acidentes no estado e transformar o cenário atual.

Entre as instituições participantes estavam o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Policia Rodoviária Federal (PRF). A ação contou com o apoio da Associação de Moradores da Cidade Olímpica, entre outras.

O Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, e visa homenagear as vítimas, sensibilizar a sociedade sobre os impactos das tragédias no trânsito e promover ações educativas de mobilização.