O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Ação conjunta entre HU-UFMA e Mais Fraldas coleta mais de 3 litros de leite humano doados

Concluindo o mês dedicado ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), em parceria com a empresa Mais Fraldas, idealizou, de 28 de agosto a 2 de setembro, um posto de coleta externo para doação de leite humano e consultoria sobre amamentação. Em seis dias, foram 27 doadoras e o total de 3,36 litros coletados deste alimento padrão ouro destinado aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital.

O local temporário foi no estacionamento do Mix Mateus, no bairro Forquilha, com uma estrutura que trouxe acolhimento e conforto durante a doação, e segurança do leite doado, com ambiente higienizado e freezer para armazenamento.

A enfermeira do BLH Liane Soares afirmou que essa ação foi muito positiva e deu visibilidade à temática. Conforme ela explicou, todo leite coletado passa, ainda, por testes de controle de qualidade feitos pelo BLH, incluindo o procedimento para eliminação de possíveis agentes nocivos (pasteurização). A quantidade doada durante a ação foi expressiva e, como Liane explicou, ajudará os pequenos pacientes internados: “Depende do volume de leite que aquele bebê está utilizando. O Ministério da Saúde faz uma estimativa de que 200 ml de leite humano pode alimentar até 10 bebês”. Dentro dessa média, portanto, até 168 bebês podem ser alimentados com a quantidade obtida durante a campanha.

 Doe leite materno

 Você, mulher que amamenta, pode ajudar os bebês que estão internados. O BLH permanece, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, o ano inteiro, realizando coletas de leite humano em sua sede, localizada na Unidade Materno Infantil do HU-UFMA, e também de forma domiciliar. Mais informações nos contatos: (98) 2109-1178 (telefone) | (98) 99163-6833 (WhatsApp).

 Sobre a Ebserh

 O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.