Giro de Noticias

AÇAILÂNDIA – Grupo reflexivo para homens inicia nova turma

O Ministério Público do Maranhão iniciou na última quarta-feira, 13 de setembro, a 12ª turma do Grupo Reflexivo Novo Olhar, em Açailândia. O objetivo é contribuir para a mudança de atitudes dos homens que respondem a processos de violência doméstica e cumprem medidas protetivas de urgência.

A abertura foi feita pelo promotor de justiça Guilherme Farjado, que tem a atribuição de defesa da mulher em Açailândia. Ele deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da assiduidade e da pontualidade. 

Os encontros são realizados semanalmente, às quartas-feiras, das 13h às 14h30, na sede das Promotorias de Justiça de Açailândia, de forma híbrida. Uma parte do grupo é formada por internos da Unidade Prisional de Açailândia. Eles integram as atividades de forma virtual e os demais participam presencialmente.

A promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Violência de Gênero (CAO-Mulher), Sandra Fagundes Garcia saudou os participantes, explicou a dinâmica das atividades e o cronograma dos dez encontros que serão realizados até o dia 14 de novembro. 

A programação contempla temas como reflexões sobre gênero e seus conceitos; direitos humanos; raiva e agressividade; drogas; violência e comunicação; promoção da saúde do homem; Lei Maria da Penha; fortalecimento de vínculos. Toda a programação é desenvolvida com rodas de diálogos e os trabalhos são realizados em parceria com o Poder Judiciário e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).

Os trabalhos da 12ª turma do grupo reflexivo são conduzidos pelas assistentes sociais Ana Raíssa Mendes (Cram) e Monice Zuleide Freitas (Fórum de Açailândia).

Além de Açailândia, o MPMA coordena, atualmente, grupos reflexivos em São Luís, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas e Codó. Os municípios de Rosário, São José de Ribamar e São Mateus também vão iniciar novas turmas.