.

Abertas inscrições para o Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global no Brasil

No próximo sábado (03) das 08h30 às 12h30, será realizado o Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global no Brasil, com o tema, “Por uma educação humanizada e emancipadora”. O evento que será realizado de forma virtual, terá transmissão ao vivo no canal da Universidade Federal do Maranhão, Youtube. 

As inscrições para participar das atividades ficam abertas até sexta-feira, 02/07, a meia noite e podem ser realizadas por meio do endereço https://www.even3.com.br/pegma2021/. A programação está dividida entre a Mística Musical, Palestras com a temática, Grupos de Trabalhos (GTs) que buscam contemplar as diversas possibilidades da Educação Humanizadora e Emancipatória.  

O Pacto Educativo Global foi lançado no Vaticano no dia 15 de outubro de 2020, e é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade por meio de políticas educacionais e institucionais efetivas. 

No Brasil, mais de 60 organizações nacionais compõem a Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG) buscando priorizar uma educação comprometida com a pedagogia inclusiva, atenta à vida real e essencialmente preocupada com a “casa comum”, que é o meio ambiente. 

O Encontro Maranhense é coordenado pela Maria da Conceição Silveira é integrante do Movimento de Cursilhos da Cristandade e representante das Pastorais Sociais da Diocese de Imperatriz; Professora Herli de Sousa Carvalho, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Presidenta do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) de Imperatriz; Eurami Reis da FETESPUSULMA; Mauro Carramilo Júnior pelo Fórum de Educação Ambiental; Prof. Roberto Mauro Gurgel do Conselho Estadual de Educação e Comissão de Justiça e Paz, Prof. Antonio de Pádua Pereira Silva da Unidade Regional de Imperatriz (UREI); Profa. Margarida dos Santos Chaves – UEMASUL e CEBI; Ivetilde Nascimento Delgado Mota – Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte. Além de uma comissão de pessoas do CCN, contamos com a parceria de outras instituições, entidades, órgãos, movimentos sociais, movimentos negro, associações, conselhos, fóruns, pastorais sociais, sindicatos, sociedade civil, poder público, dentre outras.