Abertas as inscrições para a 4ª edição do Mobiliza São Luís!
Sucesso absoluto desde 2021, quando foi criado, o Mobiliza São Luís chega à 4ª edição em 2024 com a promessa de ser ainda mais marcante. Maior movimento de incentivo ao turismo, à cultura e à economia criativa do Nordeste, o Mobiliza já tem espaço cativo no calendário anual de quem empreende em um desses segmentos temáticos, além de atrair todos os anos novos adeptos da filosofia “conectar para transformar”. Este ano, o movimento será realizado entre os dias 16 e 24 de novembro e, para cumprir todas as etapas necessárias na curadoria dos eventos e ações selecionadas para a programação, a inscrições de atividades seguem abertas de 20 de setembro a 20 de outubro.
Para participar do Mobiliza SLZ, empreendedores criativos podem enviar o pedido de inscrição por meio do site (www.mobilizaslz.com.br) de forma inteiramente gratuita. Nesta 4ª edição do movimento, a curadoria está ainda mais criteriosa, a fim de garantir a maior conexão possível entre os empreendedores criativos na programação. Por isso, o movimento dará espaço a 50 ações desenvolvidas pelos participantes.
Territórios Criativos
Nesta edição, a distribuição das atividades será ainda mais estratégica: 70% delas ocorrerão nos Territórios Criativos – Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Liberdade e Cidade Operária, totalizando 35 eventos. Os outros 30% das atividades serão realizados em outras áreas da capital, de forma diversificada.
“A ideia de potencializarmos as conexões é um ponto de grande relevância. E, por isso, na edição 2024, buscamos ainda mais conexões transformadoras. Com isso e cada vez mais criativo e potente, o Mobiliza SLZ vai se direcionar para os chamados ‘Territórios Criativos’ localizados em São Luís, com a ideia de fortalecermos o protagonismo local, apostando sempre na força do coletivo e na criatividade do nosso povo, na nossa riqueza e no poder de transformação”, aposta Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.
Territórios Criativos são áreas em bairros, cidades ou regiões que apresentam potenciais culturais criativos capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando a preservação e a promoção de seus valores culturais e ambientais. “Nós queremos incentivar essas comunidades a manterem as tradições culturais que formam o nosso patrimônio material e imaterial”, enfatiza Danielle Abreu, coordenadora-geral do Mobiliza SLZ.
Sucesso
Mais que um movimento, para Samira Ferreira, da feira criativa “Mercado Minha Parceira”, o Mobiliza São Luís é um divisor que incentiva o crescimento da economia criativa visando na valorização dos empreendedores locais e em projetos criativos. “O Mobi ‘rasga’ a cidade com cultura, arte, gastronomia e tecnologia. Essa conexão é fundamental para a economia e poder fazer parte de toda essa cadeia é ter a certeza de estarmos pisando em solo fértil”, destaca orgulhosa.
Veteranas em participações e promoção de ações durante o movimento, Rayanne Bezerra e Isabela, responsáveis pela realização do Encontro de Brechós de São Luís, reconhecem a importância do Mobiliza SLZ para a capital. “O Mobiliza realmente mobiliza e conecta o que há de criativo acontecendo na Ilha e isso é fundamental para uma cidade que respira arte, além de ser um ponto turístico incrível. Aqui temos arte, cultura, turismo e economia conectados. Há um caminho de boas conexões por aí, por isso nós da Feira EDB seguimos neste movimento”, atesta Rayanne.
Inscrições
Para esta edição, será permitida apenas uma inscrição por CNPJ, garantindo assim uma maior diversidade de participantes e iniciativas. O processo de curadoria vai considerar diversos fatores para selecionar os eventos e as ações da programação. “Vamos priorizar a qualificação e as iniciativas mais maduras”, conclui Danielle Abreu.
Para garantir a inscrição, basta acessar o site mobilizaslz.com.br, preencher os dados, descrever a iniciativa proposta e submeter as informações à aprovação da curadoria do Mobiliza São Luís, que retornará via e-mail cada solicitação enviada com a devida sinalização sobre a atividade integrar ou não a programação do movimento.