.

AB/MA comemora 30 anos de fundação

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) promove nesta quarta-feira, 21, as comemorações de 30 anos de fundação no Maranhão. A programação terá início às 19h, no Convento das Mercês, com a exposição do documentário “Manuel Bernadino: o Lenin da Matta”. Após a exibição, haverá uma roda de conversa sobre a atuação do profissional no Brasil. Ao todo, são 40 vagas presenciais, com inscrições on-line. O evento terá transmissão nas plataformas digitais do Instituto. 

Produzido em 2017, o documentário conta a história de Manuel Bernadino, a partir de depoimentos em uma delegacia no ano de 1921. Manuel foi importante revolucionário, líder comunitário, socialista, espírita e vegano. Conhecido como Lenin da Matta, teve papel significativo durante a Coluna de Prestes, agrupando mais de 200 pessoas para o movimento no Maranhão. O filme é narrado por Zeca Baleiro, com direção de fotografia de Murilo Santos. 

  Fundada em 1991, a IAB-MA é a entidade mais antiga na defesa dos arquitetos e da arquitetura no Maranhão. Foi  responsável pela criação do Conselho de Arquitetura do Maranhão em 2011 e atualmente participa de diversos conselhos da Sociedade Civil e entidades governamentais. Para a presidente do IAB-MA, Carla Veras, a entidade tem importante papel na conscientização sobre a atuação do arquiteto. “Buscamos conscientizar a sociedade da necessidade de atuação do Arquiteto e Urbanista durante o planejamento e execução de projetos”, pontua.