A realização profissional muito além das limitações funcionais

“Minha vida mudou muito profissionalmente, e o meu sentimento é de gratidão por me proporcionar e acreditar no meu trabalho e dedicação naquilo que faço, garantindo assim, meu direito no trabalho e como cidadã”. 

Aos 44 anos, solteira e mãe de um menino, Kenia Garcês, encara desde um ano de vida as consequências da paralisia infantil que compromete os membros e causa perda da força, resultado de não ter tomado a vacina contra a poliomielite. Porém, ela só tem a agradecer a oportunidade de, apesar de suas limitações funcionais, poder trabalhar e mostrar as suas habilidades. Kenia é uma dos 1196 colaboradores do Grupo Mateus que possuem algum tipo de deficiência e foram empregados através de parcerias com outras instituições. 

“Fui admitida em 2005, na cota de Pessoa com Deficiência como repositora de mercadoria na seção de perfumaria. Logo após, fui promovida para operadora de caixa, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente de Rh, Analista de RH e estou, atualmente, no cargo de Analista de Rh/ Responsabilidade Social” conta.

Hoje, com o objetivo de proporcionar, às pessoas com deficiência, inclusão no mercado de trabalho, o Grupo realiza um trabalho conjunto com órgão como a Secretaria Municipal de Educação (Semed); o Centro de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS); o Sistema Nacional de Emprego (Sine); Defensoria Pública; o Centro de Ensino de Educação Especial “Helena Antipoff”; a plataforma Gupy; além do site do próprio Grupo Mateus (grupomateus.com.br). 

“Para o Grupo, é uma imensa satisfação ter em seu quadro de colaboradores pessoas que são profissionais comprometidos no que fazem e se destacam com suas habilidades em seu ambiente de trabalho. E por acreditarmos e valorizarmos quem caminha conosco, confiamos na força do trabalho dos nossos colaboradores com deficiência”, revela a gerente de Recrutamento & Seleção, Tainara Coelho.

Do quadro de colaboradores com deficiência do Grupo Mateus, 249 são deficientes auditivos, 165 possuem deficiência intelectual, deficiência física são 475 colaboradores e Visuais, 304.

Sobre a data

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, mas já era comemorada desde o ano de 1982.