O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Saúde

A influência do fortalecimento do core na prevenção de lesões

O conjunto de músculos atua de forma estrutural no corpo e beneficia pessoas de todas as idades quando estimulado corretamente

Os inúmeros avanços da medicina em conjunto com as novas tecnologias indicam que o ser humano tende a ter uma expectativa de vida cada vez maior. No dia a dia, comprar um tênis de corrida feminino adequado para o seu biotipo é uma maneira de melhorar o desempenho e evitar lesões.

Praticar atividades físicas com frequência é uma das principais indicações de médicos e especialistas da saúde, desde que respeitando os limites de cada pessoa. Neste artigo, você encontra as diversas vantagens de trabalhar o core, a quais partes do corpo ele está relacionado e os exercícios que ajudam a fortalecer essa região.

Core: o que é e qual a função no corpo humano

A palavra core remete a centro, ou seja, aqui já é possível entender a importância do fortalecimento dessa parte do corpo para as demais. De forma mais técnica, o core é o centro de acúmulo e distribuição de força para o restante do corpo, influenciando na movimentação dos membros inferiores e superiores, além de proteger a coluna e as articulações. O core é composto pelas seguintes partes:

● tronco: parte superior do corpo, que inclui pescoço, tórax ou peitoral e abdômen, juntamente com os braços;

● abdômen: região muscular posicionada na cavidade entre as costelas e quadril, responsável em boa parte por sustentar o tronco;

● pelve: músculos que interligam a parte superior com a inferior do corpo, responsável pela maior concentração de peso, que fica nas pernas;

● inferior das costas: popularmente conhecida como lombar, é responsável por sustentar a base da coluna vertebral.

Estabilidade e alinhamento da postura

Todas as partes descritas acima, agrupadas, exercem o importante papel de estabilizar a estrutura óssea e muscular do corpo, permitindo os movimentos e influenciando na postura. Um core fortalecido, portanto, permite que o corpo realize movimentos completos, contribuindo para uma respiração mais adequada e um menor atrito entre as articulações.

Redução de lesões

Uma pessoa que possui um core fortalecido de forma adequada reduz consideravelmente o risco de lesões, principalmente nas regiões da coluna, ombros e quadril. Distribuindo adequadamente o peso do corpo, o core bem trabalhado permite que os órgãos internos não sofram pressão anormal, assim como ossos e a própria circulação sanguínea.

Como fortalecer o core para usufruir dos benefícios no corpo

Assim como não existe segredo para obter uma forma física na academia, o fortalecimento do core é obtido através de atividades físicas em conjunto com outros hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e sono de qualidade. É possível estimular o core de diferentes maneiras, sempre de acordo com a recomendação dos profissionais de saúde.

Exercícios funcionais e musculação

Permitindo a realização em casa, na academia ou ao ar livre, os exercícios funcionais trabalham diferentes grupos musculares, incluindo o core. Prancha, flexões, abdominais e saltos são exemplos de exercícios funcionais. É possível combiná-los com levantamento de peso, aumentando o estímulo nos músculos e combinando outros benefícios, como ganho de massa muscular e redução da pressão arterial.

Corrida

Por ser um exercício de alta intensidade, a corrida trabalha principalmente o equilíbrio do corpo e os membros inferiores. Ao correr, o corpo ativa a região do core, para absorver o impacto das pernas no solo e manter a estabilidade nos movimentos acelerados.

Pilates e ioga

Além de estimularem o alongamento de articulações e músculos, atividades como ioga e pilates estimulam o fortalecimento do core em posições que exigem estabilidade do corpo. A vantagem é que esse tipo de atividade pode ser feita em diferentes níveis de intensidade, favorecendo não apenas o core, como o corpo todo.