A importância da consulta pré anestésica em cirurgias pediátricas

Falar sobre a necessidade da realização de uma cirurgia em uma criança pode ser um choque para os pais, isso porque além do procedimento em si, as incertezas sobre a anestesia e a recuperação deixam os responsáveis aflitos, seja a respeito da própria intervenção, ou mesmo do prognóstico do caso.   Nesse sentido, a conversa com a equipe médica é de suma importância para compreender o passo a passo da recuperação que virá a seguir e essa oportunidade deve ser iniciada desde a consulta pré anestésica. Você já ouviu falar nela? Se o seu filho vai realizar uma cirurgia, é fundamental conhecer a importância dessa avaliação. Continue lendo

 Um dos tipos de cirurgia mais realizados em crianças é a correção da fenda labiopalatina, a anomalia craniofacial congênita mais comum.

A fissura de palato é quando existe uma falha no fechamento do céu da boca da criança. Essa anomalia de face pode ser diagnosticada ainda no período gestacional e recomenda-se que a correção seja realizada nos primeiros anos de vida do paciente.

Outra situação bem semelhante, e que também requer intervenção cirúrgica precoce, é a incidência de lábio leporino, ou seja, quando a fenda está na região dos lábios do bebê. Há ainda a possibilidade das fissuras de lábio e palato acontecerem simultaneamente.

Fato é que, tanto num caso, como em outro, alcançando determinada idade e peso, o paciente deve ser encaminhado à primeira de várias cirurgias que serão realizadas sob anestesia. Sem dúvidas , um momento desafiador para os pais e responsáveis.

No entanto, o  momento da avaliação pré anestésica é uma oportunidade para que os responsáveis pelo paciente tirem todas as suas dúvidas junto ao médico anestesista. Esse profissional deve avaliar os exames do paciente, esclarecer as fases da cirurgia e sanar dúvidas sobre a anestesia em si.

Para que serve a consulta pré anestésica?

Pela circunstância da fragilidade emocional dos responsáveis, a consulta pré-anestésica pode passar mais segurança aos pais, transformando a ansiedade do momento em informações.

Além disso, durante essa avaliação o médico pode solicitar exames complementares que o ajudem a adotar o melhor e mais seguro método de anestesia conforme o quadro individual de cada paciente, sobretudo para aqueles que possuem alguma comorbidade.

Como qualquer cirurgia, é possível que existam intercorrências durante o procedimento e ou no pós-operatório, mas a consulta pré-anestésica, portanto, tem como objetivo conhecer o aspecto geral do paciente para conseguir o melhor prognóstico. Nessa oportunidade, o médico solicita informações a respeito de:

Outros problemas de saúde

Alergias

Uso de outros medicamentos

Exames complementares

Prescrição de outros medicamentos para o preparo pré-cirúrgico para garantir que o paciente chegue até a cirurgia em suas melhores condições, se for o caso.

Avaliação das vias aéreas, ausculta do coração e pulmão

O médico que faz a avaliação médica nem sempre será o mesmo que de fato aplicará a anestesia no dia do procedimento. No entanto, o anestesista da consulta pré-anestésica  deixa todas as orientações na ficha do paciente para o especialista que vai atuar junto à equipe cirúrgica..