Bombeiros e cães farejadores do CBMMA retornam da Operação Pernambuco
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão enviadas para compor a Operação de auxílio às vítimas do desastre em Pernambuco retornaram a São Luís, nesta semana. Após autorização do governador Carlos Brandão, e a intermediação do Coronel Célio Roberto, Comandante-geral do CBMMA, duas equipes de bombeiros maranhenses passaram a atuar nos municípios afetados pelas chuvas intensas. A primeira equipe enviada foi composta pelo Major Fernandes e o Capitão Breno, oficiais do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), equipe de elite do governo federal, que estava auxiliando presencialmente nas ações de mitigação dos prejuízos à população. Em seguida, o grupo liderado pelo Major Wenzel e composto pelo Sargento Valberto, Cabo M. Serra e as cadelas Flecha e Pandora foi mobilizado para identificação de vítimas sob os escombros.
“Foram doze dias de intensos trabalhos em Pernambuco, em meio a um cenário de muito prejuízo à população, registramos a ocorrência de 129 óbitos. Nossa equipe atuou diretamente para minimizar os danos sofridos por aquele povo. Ao final, conseguimos mobilizar aproximadamente R$ 25 milhões em recursos federais que serão destinados para ações humanitárias, reconstrução de áreas destruídas e reestabelecimentos de serviços”, destacou o Major Fernandes.
Compondo a equipe operacional de buscas, as cadelas Flecha e Pandora foram destaques. Acompanhadas por seus adestradores, conseguiram encontrar dois corpos que se encontravam em locais de difícil acesso.
“Graças a Deus, mais uma vez conseguimos ter eficiência no trabalho de buscas. O cenário que encontramos por lá foi bem semelhante ao de Petrópolis, um desastre de grandes proporções com colapso estrutural e deslizamentos de terras. Nossa equipe seguiu a linha de trabalho autônoma, com emprego dos profissionais qualificados em diversas áreas do salvamento, concentrados nas buscas, resgate e recuperação. Nossos cães encontraram os últimos dois corpos, motivo de orgulho para nós em contribuir com o trabalho dos colegas pernambucanos e com o alívio da dor presente nos familiares das vítimas”, disse o Major Wenzel.