Travessia Junina: Grupos de bumba meu boi invadem a Ponte do São Francisco, neste domingo (29)
Diariamente, passam milhares de automóveis pela Ponte José Sarney, mais conhecida como ponte do São Francisco. Só que no domingo (29), em uma ação inédita do Governo do Estado, a passagem vai ser de grupos de bumba-meu-boi. A Travessia Junina é mais uma inovação do São João do Maranhão 2022 e será uma ocupação junina. O Maior São João do Brasil é realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
A travessia terá a concentração dos grupos, às 15h, na Reffsa (Beira-Mar), com a batida peculiar do Boi de Ribamar, sotaque de matraca. Às 16h, começa a travessia na ponte, com os bois de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra) e de Maracanã (matraca). Eles seguirão em trios elétricos até o outro lado da ponte, no bairro São Francisco.
O público vai poder acompanhar. “O nosso São João vai realmente ser o maior do Brasil. E essa Travessia Junina foi uma ideia que surgiu para revitalizar culturalmente a ponte do São Francisco, levar alegria e música, em combinação com o colorido do mosaico de bandeirolas que foi montado sobre a ponte. Vai ser uma grande festa e todos estão convidados”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.
Programação
O São João do Maranhão foi lançado oficialmente na última sexta-feira (27), com o cortejo junino de grupos percorrendo as ruas do Centro, da Praça do Pantheon, até a Praia Grande.
Os festejos juninos terão 60 dias de programação com mais de 500 atrações. O calendário junino será de 2 de junho a 31 de julho, de quinta-feira a domingo, para a maioria dos arraiais. O público evangélico também será contemplado, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, nos dias 1° e 2 de julho.
Os destaques ficam por conta da Praça Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.
Trabalho em conjunto
O Maior São João do Brasil contará com o trabalho em conjunto da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) – doação de matracas e outros; Setur (Secretaria de Turismo) – apoio na organização e disponibilização de serviços; SSP (Secretaria de Segurança Pública) – segurança; Secom (Secretaria de Comunicação Social) – apoio na divulgação do evento; Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) – equipamentos do programa Mais Renda; e Sedihpop (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular), com a disponibilização de intérpretes de libras.