Giro de Noticias

Programa Cartão Transporte Universitário beneficia 1.850 estudantes

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) lançou, na sexta-feira (18), o Programa Cartão Transporte Universitário em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A solenidade foi realizada no auditório do Palácio dos Leões, com a participação do vice-governador Carlos Brandão e demais autoridades do Governo do Estado.

Foram investidos para os estudantes maranhenses, em repasse direto, R$ 1,48 mi. O programa beneficiará 1.850 estudantes universitários da rede pública e privada, além de estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Cada aluno receberá, em parcela única, um auxílio no valor de 800,00 reais no semestre.

“O Cartão Transporte é extremamente importante para o IEMA, por que temos muitas necessidades, sobretudo nossas unidades que ficam no interior do Estado”, disse o diretor geral da Rede IEMA, Alex Oliveira. “O Instituto geralmente atrai estudantes de mais de um município, onde se tem dificuldades em deslocamento para que eles possam ir para unidade escolar; com isso, o cartão vai ajudar muito daqueles estudantes que precisa fazer esse deslocamento”, completou.

“Esse programa é uma das principais políticas de ação estudantil desse governo, pois possibilita vários jovens estar em espaços que antes infelizmente era impossibilitado, porque existe um alto custo para poder acessar alguns ambientes”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Josy Gomes. “Através desse programa, conseguimos que esses jovens consigam acessar esses espaços que antes não conseguiam ir por falta de dinheiro, além de auxiliar os jovens que já estão nesse espaço”, declarou.

“Essa parceria com a Seejuv é de extrema necessidade, principalmente nos momento em que vivemos com as famílias que perderam renda, em que alguns pais estão desempregados e tendo que arcar com os preços dos produtos, do combustível, do supermercado, de tudo que está com o valor elevado”, enfatizou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda. “Fico feliz da UEMA [Universidade Estadual do Maranhão] estar nessa parceira, extremamente necessária e relevante ao estudante, nesse momento que nós estamos vivendo”, acrescentou.

“O Cartão Transporte Universitário foi um divisor de águas na minha vida porque, como estudantes, e todos que já foram estudante sabem a dificuldade que enfrentamos, principalmente com questão financeira, então o cartão abrangeu bastante a minha vida porque possibilitou a minha permanência e continuação na universidade”, disse o estudante Maurício Nina, que já foi um dos primeiros contemplados com o benefício, em 2017.

“O Cartão Transporte Universitário é uma demanda social da Juventude que é a garantia de acesso à educação. E a gente percebe o quanto tem sido fundamental executar esse programa, porque, ao longo desses anos que tem sido desenvolvido, muitas vidas foram impactadas pelo programa, acessando e garantindo de fato a conclusão do ensino superior”, afirmou a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira. “A gente vai lançar um edital específico para os alunos do IEMA, são 17 polos beneficiados com essa agenda, para garantir o ir e vir dos estudantes de ensino médio”, contou.

“Não adianta a gente ter os IEMAS mas não ter acesso a eles. Estamos lançando mais um edital do programa Cartão Transporte Universitário para contratação de mais de 1.800 beneficiários, para que eles possam ter acesso às universidades e aos IEMAS”, reforçou o vice-governador Carlos Brandão.

A abertura do edital do programa será realizada no próximo dia 21 de março. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, no endereço http://transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br/start/.