Giro de Noticias

Nem mais, nem menos: quantas vezes ao dia devo alimentar meu pet?

Lindo, fofo e comilão. Se deixar, Chibico Batman, gatinho de 11 meses de vida, come além do indicado para ele. Esse exagero na alimentação dos pets, de acordo com os especialistas, pode causar muitos problemas na vida dos nossos melhores amigos de 4 patas.

A mãe do Chibico, a jornalista Kethlen Mata, começou a perceber a quantidade exata que era suficiente para deixar ele bem alimentado no dia a dia. Depois de encontrar a resposta, ela tem mantido esse padrão para que o bichano não saia de forma e fique em dia com a saúde.

“Eu costumo dar ração para o meu gato duas vezes ao dia: no começo da manhã e no finalzinho da tarde. Sobre a quantidade, eu levei um tempo até ter noção do quanto ele precisava consumir para ficar satisfeito. Se ele comesse e deixasse ração no comedouro, percebia que tinha colocado demais ”,relata.

Porém, nem todos os animais de estimação devem seguir essa quantidade exata de refeições. Cães e gatos de grande porte vão consumir uma quantidade bem maior de ração mais vezes ao dia, diferente das raças de pequeno porte, como o Maltês e o Shih Tzu, que comem bem menos.

De acordo com a médica veterinária do PetMania, Amanda Taylla, o ideal é que o controle das refeições seja feito de acordo com a rotina para que o pet se adapte da melhor maneira possível. Levando em consideração o horário que o pet acorda e o horário em que vai dormir. Sempre seguindo e obedecendo a quantidade diária que ele necessita.

“Cada ração é quantificada de acordo com o porte do animal. Elas apresentam tabelas em seus rótulos dizendo a quantidade exata diária que o animal precisa de acordo com o peso. Essa quantidade diária deve ser dividida em porções ao longo do dia. Sempre faça esse acompanhamento com o médico veterinário para não ter riscos de exageros”, explica.

O ideal é que essa quantidade seja recomendada pelo profissional, que vai analisar a rotina de cada pet, o que ele perde durante o dia e o que deve repor. Além disso, as consultas frequentes ajudam a diagnosticar inúmeros problemas de saúde que, se tratados no início, podem ter cura.